A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (24) a Operação Forlands, voltada à investigação de um esquema de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A ação conjunta ocorreu em Curitiba e Itapema, Santa Catarina.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba, além do bloqueio judicial de contas bancárias e bens que podem chegar a R$ 5 milhões.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso movimentava valores suspeitos por meio da negociação de veículos de alto padrão, incluindo carros de luxo. As transações eram feitas por meio de empresas e pessoas interpostas — os chamados “laranjas” — com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos.
A operação é um desdobramento da Operação Follow the Money, deflagrada em março de 2024, que também mirava a lavagem de dinheiro associada ao tráfico de entorpecentes. Desde então, documentos e provas coletados indicaram a atuação de um novo núcleo, especializado em facilitar o trânsito financeiro de valores ligados ao crime organizado.
Todo o material apreendido será analisado pela PF e Receita Federal e encaminhado ao Ministério Público Federal para instrução do processo. Os investigados poderão responder por lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que podem chegar a 10 anos de prisão.