Uma ação conjunta do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM/PF) resultou na apreensão de mais de meia tonelada de maconha na madrugada desta segunda-feira (26), em Santa Helena, no oeste do Paraná.
No âmbito da Operação Protetor, as equipes realizavam monitoramento de locais com alta incidência de crimes transfronteiriços no município. Durante a ação, avistaram embarcações atravessando o Lago de Itaipu, vindas do Paraguai, em direção à localidade conhecida como Vila Celeste.
As equipes deslocaram-se imediatamente para realizar a abordagem. Ao perceberem a aproximação policial, os condutores das embarcações empreenderam fuga, abandonando os barcos na margem brasileira e fugindo a pé em meio à mata. Buscas foram realizadas na tentativa de localizar os indivíduos, mas sem êxito.
Ao vistoriarem as embarcações abandonadas, os policiais encontraram dezenas de fardos contendo substâncias análogas à maconha e haxixe. Após a pesagem, foram contabilizados aproximadamente 520,8 quilos de maconha e um quilo de haxixe.
As embarcações e os entorpecentes apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu para as providências cabíveis.