domingo, 13 julho, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Prefeito inicia o trabalho para adotar fiação elétrica subterrânea em Curitiba

by Jéssica Frigério
10 de julho de 2025
in Notícias, Plantão 190
0
Prefeito inicia o trabalho para adotar fiação elétrica subterrânea em Curitiba

Foto: Hully Paiva/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel fez nesta quarta-feira (9/7) a primeira reunião de trabalho para a criação do modelo de parceria público-privada (PSS) destinada ao enterramento do cabeamento elétrico de Curitiba. Foram recebidos representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Companhia Paranaense de Energia (Copel), além de profissionais das secretarias municipais de Planejamento, Finanças e Orçamento, de Administração e Tecnologia da Informação e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A implantação de fiação elétrica subterrânea visa trazer diversos benefícios, como modernização da infraestrutura urbana; incremento na qualidade da distribuição da energia elétrica e telecomunicações; diminuição do risco de acidentes envolvendo a rede (choques, incêndios); menor possibilidade de vandalismos e furtos de cabos; melhora estética da cidade; valorização de imóveis; facilidade na mobilidade urbana. Como a atual rede aérea não comporta com qualidade as tecnologias de 5G e IoT, que lida com internet de alta velocidade e redes coletivas de dispositivos conectados, a rede subterrânea de fios vai permitir melhor uso de soluções inteligentes para órgãos públicos, empresas e pessoas.

“Nós queremos inovar, investir e deixar um legado para a cidade. Nós queremos aproveitar esta oportunidade para trazer o que há de melhor para Curitiba”, disse o prefeito, ao abri a reunião.

Lugar ideal

O chefe do Departamento de Projetos e Soluções de Infraestrutura Social do BNDES, Gustavo Gimenez Nonato, falou que a intenção é fazer em Curitiba um projeto-piloto com possibilidades de ser replicado em todo o País.

”Curitiba tem a vanguarda no seu DNA, tem a estética urbana muito presente nos seus valores e por isso consideramos aqui o lugar ideal para iniciar este processo que queremos levar a todo o Brasil”, disse Nonato.

Presenças

Estiveram na reunião, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi; o secretário de Administração e Tecnologia da Informação, Elisandro Pires Frigo; a presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme. Representando o BNDES: Paulo Cesar de Araújo Barcellos (gerente do Departamento de Projetos e Soluções de Infraestrutura Social) e Carlos Alexandre Espanha (analista do Departamento de Projetos e Soluções de Infraestrutura Social). Da Copel Distribuição: Daniel Slaviero (presidente), Marco Villela (diretor-geral), Julio Shigeaki Omori (diretor comercial) e Edison Ribeiro da Silva (superintendente de engenharia).

Previous Post

Indivíduo com SUV carregada com 1 tonelada de maconha capota veículo e morre

Next Post

Homem morre atropelado por locomotiva no Capão da Imbuia, em Curitiba

Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Nasu Sushi Bar

DPM2 Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.