Receber uma multa por uma infração que você não cometeu— principalmente infrações por excesso de velocidade, e quando seu carro estava na garagem ou você sequer passou pelo local indicado no auto de infração pode ser um sinal de que seu veículo está com a placa clonada.
A clonagem de placa ocorre quando criminosos copiam a placa de um veículo verdadeiro e a colocam em outro carro do mesmo modelo e cor, geralmente para cometer infrações de trânsito, abastecer sem pagar ou praticar crimes sem serem identificados.
O verdadeiro dono do carro clonado só descobre o problema quando começam a chegar multas injustas ou notificações de infrações cometidas em locais onde ele nunca esteve.
Como recorrer de multas onde o veículo é clonado?
Reúna provas da clonagem, como por exemplo fotos do seu carro, principalmente da traseira e dianteira; faça um boletim de ocorrência; comprovante de que o veículo estava em outro local na data da infração (notas fiscais, tickets de estacionamento, GPS, etc.);
Troca de placa por clonagem: quando há comprovação de que um veículo foi clonado, o proprietário pode solicitar ao Detran a emissão de nova placa com outra combinação de caracteres, para evitar novos prejuízos.
Como solicitar: é necessário apresentar o boletim de ocorrência, imagens ou provas da clonagem e fazer o requerimento junto ao Detran. Se confirmada a clonagem, o órgão autoriza a troca da placa.
Conteúdo elaborado por Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas, saiba mais clicando aqui.