A área de escape da BR-277, em Morretes, alcançou, nesta terça-feira (12), um marco importante na segurança viária: 100 vidas salvas desde a restauração do dispositivo pela EPR Litoral Pioneiro, em março de 2024. O registro ocorreu após a 29ª entrada no local, quando um caminhão carregado com 3,8 toneladas de trigo precisou utilizar a estrutura por conta de uma falha nos freios. Veja o vídeo:
O motorista, de 53 anos, e o passageiro, de 43, não ficaram feridos. De acordo com a concessionária, o condutor percebeu a perda de freios no km 38 e percorreu mais de um quilômetro até acessar a área de escape.
“Chegar à marca de 100 vidas salvas em menos de um ano e meio mostra como investir em segurança viária faz a diferença. Nosso objetivo é oferecer uma rodovia que perdoa, reduzindo a gravidade dos acidentes”, afirmou o gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro, Fernando Milléo.
Causas e perfil dos acessos
Segundo levantamento da concessionária, falhas no sistema de freios foram a causa mais comum para o uso da área de escape, somando 15 ocorrências. No total, os veículos que utilizaram o dispositivo transportavam mais de 370 toneladas de cargas diversas, como soja, açúcar, frango e até 45 mil litros de biodiesel.
Entre os 29 acessos registrados, 15 foram de caminhões, 13 de automóveis — em situações de imperícia — e um ônibus com 45 passageiros, também por pane nos freios.
Milléo reforça que, além da infraestrutura segura, é fundamental a manutenção preventiva dos veículos que trafegam pela rodovia.