Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma grande operação contra uma organização criminosa especializada em enviar drogas pelos Correios para diversos estados do país.
A ação ocorre de forma simultânea em Ponta Grossa e Curitiba, com apoio de cães de faro e de um helicóptero da PCPR. Ao todo, estão sendo cumpridos 59 mandados judiciais, sendo 29 de busca e apreensão e 30 de prisão preventiva, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
As investigações tiveram início em novembro de 2024, quando 17 pacotes enviados via Correios foram interceptados contendo porções de maconha e haxixe. A partir daí, a polícia mapeou toda a estrutura do grupo, descobrindo que ele operava de forma hierarquizada e compartimentada, com funções bem definidas para cada integrante. O envio de entorpecentes ocorria tanto dentro do Paraná como para outros estados.
Segundo a delegada Grazieli Schmitz, responsável pela investigação, a operação é fundamental para interromper a logística do grupo e coibir o tráfico interestadual:
“A deflagração da operação mostrou-se indispensável não apenas para responsabilizar os agentes identificados, mas também para impedir a continuidade da empreitada criminosa”, destacou.
A Polícia Civil reforça que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e ampliar o bloqueio das rotas utilizadas pela organização.