Uma operação integrada entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), a Polícia Federal — por meio do NEPOM — e militares do Exército Brasileiro, no âmbito da Operação Ágata, resultou na apreensão de mais de duas toneladas de maconha na área rural de Palotina, no oeste do Paraná, nesta quinta-feira (18).
A ação foi deflagrada durante a Operação Sinergia III, após uma grande apreensão de drogas realizada ainda na madrugada do mesmo dia no município (. Com a divulgação do caso, colaboradores anônimos reconheceram o caminhão utilizado e indicaram às forças de segurança um sítio onde o veículo teria sido visto na noite anterior.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram duas casas fechadas, dois galpões abertos, além de uma motocicleta e uma caminhonete GM/Silverado. Não havia pessoas no imóvel, mas as equipes observaram marcas de pneus compatíveis com as de caminhão. Durante a vistoria, através de uma janela aberta, foi possível visualizar diversos fardos de maconha no interior de uma das residências.
Na busca, foram localizados ainda sacos plásticos, rolos de papel-filme, usados para embalar os entorpecentes, além de uma balança digital de plataforma e duas espingardas de ar comprimido, sendo uma delas adaptada para calibre .22.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de Polícia Judiciária. De acordo com a contabilidade realizada pelas equipes, o prejuízo estimado ao crime organizado ultrapassa R$ 4,2 milhões.