quarta-feira, 24 setembro, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Curitiba

Trânsito e transporte público são alterados com obras na altura da Rodoferroviária

por Jéssica Frigério
23 de setembro de 2025
em Curitiba, Notícias
0
Trânsito e transporte público são alterados com obras na altura da Rodoferroviária

Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

As obras do Lote 2.3 do Projeto BRT Leste/Oeste tiveram início nesta terça-feira (23/9), às 9h, na Avenida Presidente Affonso Camargo, um dia depois do previsto devido às fortes chuvas de segunda-feira (22/9). A intervenção exige o bloqueio total da canaleta exclusiva para ônibus entre as ruas Mariano Torres e Zeila Moura dos Santos, na altura da Rodoferroviária, além da interdição de dois retornos na região.

VEJA AQUI onde estão os bloqueios

O local está sinalizado e conta com a orientação de agentes da Superintendência de Trânsito (Setran). A intervenção faz parte do PRO Curitiba, programa que reúne R$ 6 bilhões em investimentos em obras em intervenções estruturantes e sustentáveis para modernizar e preparar a cidade para o futuro.

Por dentro da obra

A canaleta está sendo escavada para receber novo pavimento de concreto, mais resistente e adequado ao peso dos futuros ônibus elétricos que vão operar no sistema. Durante as obras, as linhas de biarticulados 302-Centenário/Rui Barbosa, 303-Centenário/Campo Comprido e C01-Pinhais/Rui Barbosa estão sendo desviadas temporariamente para a via lenta.

A estação-tubo Rodoferroviária foi desativada em ambos os sentidos, e os passageiros devem utilizar as estações mais próximas — Mariano Torres e Viaduto Capanema. Na Rodoferroviária, o sistema de áudio está comunicando aos viajantes a desativação temporária das estações e informando as alternativas para quem for usar o transporte coletivo. A linha 385- Cristo Rei também atende a região.

De acordo com a engenheira fiscal da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Bruna Buher Kureke, este primeiro trecho de obras, cuja previsão é de 240 dias dependendo das condições climáticas, vai trazer uma série de melhorias para a mobilidade.

“Estamos iniciando as obras do Lote 2.3 do BRT Leste/Oeste, que vão beneficiar todos os usuários do sistema. Para o transporte público haverá melhoria na velocidade dos ônibus, com a possibilidade de ultrapassagens. As novas estações serão mais amplas, com ar-condicionado e maior conforto. Também teremos calçadas mais acessíveis, ciclovias mais seguras e infraestrutura adequada para quem se desloca de carro”, explicou.

Segundo a engenheira, o novo pavimento em concreto é essencial para suportar o tráfego dos ônibus elétricos, mais pesados do que os convencionais.

“As obras em concreto são mais demoradas porque exigem escavação, base, execução da placa e tempo de cura, mas têm vida útil de pelo menos 20 anos e demandam menos manutenções”, detalhou a fiscal.

Alterações no trânsito

O superintendente de Trânsito da Setran, Bruno Pessuti, reforça a necessidade de atenção dos motoristas.

“É uma obra importante para o desenvolvimento da cidade. Como agora os ônibus saem da canaleta e dividem espaço com os veículos, os motoristas e motociclistas precisam ter cuidado, porque se trata de veículos de grande porte, com pontos cegos, apesar da sinalização. Os retornos próximos à Rodoferroviária estarão fechados durante os próximos meses, mas tudo está bem sinalizado e orientado para garantir segurança e organização no trânsito”, afirmou Pessuti.

Bruno Pessuti destacou ainda que o impacto será temporário, mas os benefícios serão permanentes.

“O transtorno passa e o benefício fica. Essa já é uma área de grande movimentação, inclusive com a passagem do trem, mas com cautela e programação os motoristas vão conseguir se adaptar. Com atenção e redução de velocidade, o trânsito ficará mais seguro e todos chegarão ao seu destino”, completou Pessuti.

Sobre o Lote 3.2

As obras do Lote 2.3 preparam Curitiba para o futuro, com a modernização do sistema de transporte público e a requalificação da infraestrutura urbana em um ponto estratégico da cidade. Com valor contratual de R$ 43,6 milhões e prazo de execução de 15 meses, o Lote contempla mais de 3 mil metros de nova pavimentação, 2.123 metros de calçadas e 2.010 metros de ciclovias.

O trecho em frente à Rodoferroviária receberá pavimentação de concreto na canaleta, novo asfalto nas vias lentas, drenagem, calçadas acessíveis, ciclovia, travessias seguras, iluminação, sinalização e arborização.

Também começam intervenções iniciais na Avenida Sete de Setembro, entre a Marechal Floriano e a Lourenço Pinto, além do calçamento entre a Mariano Torres e a Tibagi. O restante das melhorias na via está previsto para 2026.

O pacote inclui ainda a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária, viabilizando o novo Ligeirão Leste/Oeste, com ultrapassagens em pontos estratégicos. A requalificação vai garantir mais eficiência, sustentabilidade e segurança para pedestres, ciclistas, motoristas e usuários do transporte coletivo.

Retornos bloqueados e caminhos alternativos

Motoristas devem redobrar a atenção aos desvios, já que os dois retornos da Avenida Affonso Camargo, utilizados para acessar a Rodoferroviária e a região central, estão bloqueados.

O primeiro bloqueio é no retorno da Affonso Camargo para a Rodoferroviária, no sentido bairro-Centro. Quem vem do Cristo Rei pela avenida deve entrar à direita na Rua Dr. Faivre, seguir até a Visconde de Guarapuava, dobrar à esquerda na Rua Tibagi e, em seguida, novamente à esquerda para retornar à Affonso Camargo e acessar a rodoviária.

O segundo bloqueio ocorre no retorno sob o Viaduto do Capanema, para quem sai da Rodoferroviária em direção ao Centro. Nesse caso, é preciso passar pelo viaduto, seguir cerca de 500 metros pela Affonso Camargo no sentido bairro, fazer o retorno à esquerda na Avenida São José, próximo ao Hospital Cajuru, e retornar à Affonso Camargo para então seguir em direção à Avenida Mariano Torres e à Visconde de Guarapuava.

BRT Leste/Oeste

O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões. Serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações-tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e no Campina do Siqueira.

A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte. Além de reduzir o tempo de viagem, o projeto vai contribuir para a diminuição das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, estimulando o uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.

PRO Curitiba

O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança. A conquista, em 2025, da inédita nota A+ em capacidade de pagamento (Capag), do Tesouro Nacional, referenda que as políticas fiscais e financeiras da gestão Eduardo Pimentel colocaram a Prefeitura de Curitiba entre as mais fortes, estáveis e confiáveis do País. A nota Capag A+ permite ao município buscar financiamentos de investimentos com juros ainda mais baixos.

Post anterior

Projeto de isenção de “EstaR” para motoristas de aplicativo avança na Câmara Municipal de Curitiba

Próximo Post

Bloqueio da pista marginal da Sete de Setembro na região da Praça Eufrásio Correia começa nesta quarta

Cabral Motor

Vargas Motopeças

Dinnebier Soluções Financeiras

JRS Segurança

DPM2 – Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

error: Conteúdo Protegido!
No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.