A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 71 anos, investigado pelo crime de extorsão. A captura aconteceu nesta sexta-feira (3), em Londrina, no Norte do Estado.
As investigações demonstraram que o investigado promove extorsões a comerciantes de Londrina e região há mais de 10 anos, identificando-se falsamente como policial civil.
Durante os crimes, usava um falso uniforme brasonado e exigia quantias em dinheiro sob o falso pretexto de colaboração com uma “rifa”, cuja finalidade seria auxiliar policiais aposentados.
Segundo o delegado da PCPR Rafael Souza, além da extorsão, o suspeito responde processos por crimes diversos, tais como estelionato, lavagem de dinheiro, ameaça e falsificação de documento público.
“Foi apurado que o esquema conta com a participação de outras pessoas ainda não identificadas e, por essa razão, solicita-se aos empresários lesados o comparecimento à delegacia de polícia para registro de boletim de ocorrência visando à responsabilização dos extorsionários”, explica.
O delegado ainda ressalta que que sob nenhum pretexto ou circunstância a Polícia Civil e entidades de classe exigem e/ou solicitam a colaboração financeira de qualquer pessoa.
O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.