A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens em flagrante por receptação e apreendeu diversas peças automotivas com indicativos de origem ilícita durante uma operação de fiscalização em estabelecimentos de autopeças. A ação aconteceu na terça-feira (30), realizada em atividade de extra jornada em Curitiba.
A ação contou com o apoio da tecnologia de Detecção Inteligente de Veículos (DIV), ferramenta que permite a leitura do número VIN em componentes eletrônicos e identifica se há registro de furto ou roubo vinculado.
Durante a vistoria, foram apreendidos um módulo de airbag e um painel de velocidade com alertas de roubo registrados em 2020. Também foi recolhido um módulo de ignição com sinais de adulteração, prática comumente utilizada para fraudar sistemas eletrônicos de veículos e viabilizar a prática de furtos.
Segundo o delegado da PCPR Felipe Boffo, em outro ponto de fiscalização, a leitura da DIV apontou uma central multimídia com registro de furto, além de outra que apresentou falha de leitura e foi igualmente apreendida para perícia.
Diante da constatação da presença de peças de procedência ilícita, dois responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante pelo crime de receptação qualificada.
“Todo o material apreendido foi encaminhado para análise pericial com o objetivo de confirmar a procedência das peças e auxiliar no cruzamento de informações de investigações em andamento”, explica.
O delegado ainda reforça que operações dessa natureza têm como objetivo combater a circulação de peças oriundas de crimes patrimoniais, reduzir a receptação e enfraquecer a cadeia criminosa que alimenta o mercado ilegal de autopeças.
Ambos os capturados foram encaminhados ao sistema penitenciário.