terça-feira, 7 outubro, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Com mais de 200 serviços, 1ª unidade do Poupatempo Paraná é inaugurada em Curitiba

por Jéssica Frigério
7 de outubro de 2025
em Notícias, Plantão 190
0
Com mais de 200 serviços, 1ª unidade do Poupatempo Paraná é inaugurada em Curitiba

Foto: Felipe Henschel/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta terça-feira (7) a primeira unidade do Poupatempo Paraná, localizada no Shopping Estação, em Curitiba. O espaço é o primeiro de um total de 20 unidades que serão implantadas em todo o Estado e marca uma nova fase no atendimento ao cidadão, com foco em centralizar, simplificar e modernizar a oferta de serviços públicos estaduais.

Segundo Ratinho Junior, o Poupatempo Paraná representa um marco na modernização do atendimento público no Estado, ao reunir em um mesmo espaço serviços que antes exigiam deslocamentos a diferentes órgãos. Ele também tem como premissa incentivar a digitalização do atendimento, com assistência virtual, agendamento e consulta no site oficial e totens de autoatendimento nas unidades.

“Esse é um projeto inspirado no modelo de São Paulo, onde já existe há muito anos, e cujo objetivo é facilitar a vida das pessoas e garantir uma melhor prestação de serviço. Aqui os cidadãos paranaenses poderão solicitar a emissão de identidade, documentos do Detran-PR e resolver demandas da Defensoria Pública, Copel, Sanepar e Cohapar, tudo em um único local”, afirmou Ratinho Junior.

, ao concentrar estruturas e unificar contratos dispersos. “Fizemos um estudo detalhado durante cinco anos e a previsão é de uma economia de cerca de R$ 60 milhões por ano, recurso que poderá ser aplicado em outras áreas, como obras, educação e saúde”, disse.

O governador lembrou que o projeto começa por Curitiba, no Shopping Estação, e deve chegar a cidades de todas as regiões até março do próximo ano, sempre em locais de fácil acesso, próximos ao comércio e ao transporte público. Ele destacou ainda a integração entre o atendimento presencial e digital, permitindo que muitas solicitações também possam ser feitas pelo celular ou computador.

FUNCIONAMENTO – Com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a unidade do Poupatempo Paraná oferece mais de 200 serviços de órgãos estaduais e parceiros, entre eles emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar, cadastro no programa Casa Fácil Paraná e encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e vagas de emprego das Agências do Trabalhador.

O atendimento é realizado mediante agendamento prévio no site do Poupatempo Paraná ou nos totens interativos disponíveis na própria unidade. Antes da abertura do shopping, das 8h às 10h, o acesso ao local poderá ser feito pela Avenida Sete de Setembro, em frente à Praça Eufrásio Corrêa. A operacionalização do programa é feita pelo Consórcio PR Cidadania, responsável por implantar, operar e manter os espaços, além de contratar os operadores.

Com todas as unidades em funcionamento, a expectativa é de realizar até 7 milhões de atendimentos por ano, uma média de 27 mil por dia. O novo modelo também trará redução de custos de até 70% para o governo estadual, o que pode representar economia superior a R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos.

Responsável por coordenar a elaboração do projeto e o processo de contratação do Poupatempo Paraná, o superintendente de Governança de Serviços e Dados, Leandro Moura, ressaltou o empenho das equipes do Governo do Estado e das empresas concessionárias para colocar o projeto em funcionamento em tempo recorde.

“Foram apenas 40 dias entre o início da obra e a inauguração, o que mostra o comprometimento das equipes envolvidas. Tivemos recrutamento, treinamento e preparação de todo o contingente que vai atender o público. Foi um esforço conjunto do Governo do Estado, que mobilizou diversas secretarias e servidores para garantir que o Poupatempo começasse a operar com qualidade desde o primeiro dia”, afirmou.

Moura explicou que o modelo implantado em Curitiba será padrão em todo o Estado, com adaptações de tamanho em cada município. Ele destacou que o projeto é inovador por integrar cinco canais de atendimento – portal, aplicativo, totens de autoatendimento, atendimento virtual e presencial.

“É um formato inédito no Brasil, nenhum outro Poupatempo reúne todos esses canais. Além disso, a estrutura estadual continuará acompanhando e fiscalizando diariamente a prestação dos serviços, para assegurar que o cidadão tenha sempre um atendimento de excelência”, completou o superintendente.

SERVIÇOS OFERECIDOS – No Poupatempo Paraná, o cidadão encontrará atendimentos presenciais e digitais de diversos órgãos estaduais e empresas públicas.

Quem precisar de serviços da Copel, por exemplo, poderá solicitar ligação nova de energia, mudança de titularidade, emissão de segunda via da fatura e atualização de dados cadastrais. Já os atendimentos da Sanepar incluem solicitação de ligação de água e esgoto, verificação de consumo, emissão de faturas e cadastro na Tarifa Social.

A Cohapar oferece atualização de cadastro de mutuários, consulta à inscrição em programas habitacionais e informações sobre o programa Casa Fácil Paraná, que facilita o acesso à moradia própria para famílias de baixa renda.

Os usuários também poderão acessar serviços do Detran-PR, como emissão e renovação da CNH, transferência de veículos, pagamento de taxas, multas. Em relação aos automóveis também podem solicitar o parcelamento do IPVA.

Na área de educação, os pais poderão efetivar as matrículas de estudantes nos colégios estaduais, solicitar histórico escolar, diploma e transferência escolar. Além disso, haverá atendimentos da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, com encaminhamento ao seguro-desemprego, consultas de vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho Digital.

Outros órgãos, como o Instituto de Identificação, o Procon-PR, a Receita Estadual, o Instituto de Previdência dos Servidores do Paraná (Paranaprevidência) e o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná também terão serviços disponíveis, garantindo amplo acesso às principais demandas da população em um único espaço.

A lista completa dos serviços disponíveis pode ser conferida no site poupatempo.pr.gov.br.

VEM AÍ – Após a inauguração na Capital, Londrina e Ponta Grossa serão as próximas cidades a terem unidades do Poupatempo Paraná em funcionamento, que ficarão nos shoppings Boulevard e Palladium, respectivamente. Em novembro, entram em operação o segundo Poupatempo Curitiba (Pinheirinho) e as unidades de Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária.

O projeto será implantado em três fases e deve ser concluído em até um ano, com a instalação de unidades também em Campo Mourão, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo. Os endereços já anunciados podem ser consultados AQUI.

Post anterior

IAT oferece seguro de vida para proteger voluntários que atuam no meio ambiente

Próximo Post

2ª Cãominhada da Polícia Penal promove integração com a comunidade neste sábado

Cabral Motor

Vargas Motopeças

Dinnebier Soluções Financeiras

JRS Segurança

DPM2 – Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

error: Conteúdo Protegido!
No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.