As Agências do Trabalhador fazem parte do Poupatempo Paraná e reforçam ainda mais o atendimento direto ao cidadão. Entre os serviços oferecidos estão a habilitação ao seguro-desemprego, o cadastro e encaminhamento para vagas no mercado de trabalho e a pré-inscrição para cursos de qualificação.
O seguro-desemprego é um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa). O trabalhador tem direito ao valor da sua parcela a cada 30 dias se forem atendidos os critérios estabelecidos em lei.
Já em relação aos programas de qualificação, eles envolvem programas como o Qualifica Paraná, com cursos de 96 horas cada, incluindo na grade formativa 8 horas de conteúdo complementar comum a todos os cursos de preparação do aluno para o mercado de trabalho permitindo aos alunos; e o Bora Circular, para formação na técnica de upcycling, processo que transforma materiais descartados em novos produtos com maior valor agregado, promovendo, simultaneamente, a redução de volume de resíduos destinados a aterros sanitários e o estímulo ao empreendedorismo.
“O Poupatempo amplia a possibilidade de acesso aos serviços das Agências do Trabalhador. É mais um espaço em que a população poderá consultar vagas e se candidatar a empregos. Temos uma grande rede de contatos e interessados, o que pode facilitar a vida de quem busca uma nova chance”, destaca o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo.
POUPATEMPO – O Poupatempo Paraná reúne, em um só espaço, serviços de diversos órgãos estaduais para oferecer mais praticidade, agilidade e conforto à população. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com ambientes padronizados, acessíveis e focados na experiência do cidadão.
Serão mais de 200 serviços disponíveis, incluindo a emissão da nova Carteira de Identidade, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar, como o cadastro no programa Casa Fácil Paraná, além de encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e vagas de emprego das Agências do Trabalhador.
O atendimento será feito mediante agendamento prévio, que poderá ser realizado pelo portal e aplicativo do Poupatempo Paraná (para sistemas Android e iOS), ou diretamente nos totens de autoatendimento instalados nas unidades.
Ao todo, serão 20 distribuídas pelo Estado. Até o momento, a empresa responsável pela administração do Poupatempo já contratou 233 pessoas em diferentes cidades, e mais de 150 estão em processo de seleção. A expectativa é que o sistema gere quase 600 postos de trabalho, com possibilidade de ampliação.
OPORTUNIDADES – Esta semana iniciou com 23.478 vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador em todo o Estado. As funções com mais oportunidades são alimentador de linha de produção (6.690), abatedor (989), operador de caixa (823) e magarefe (cortador de carne), 641.
A Agência Central de Curitiba reúne 814 vagas, com destaque para 75 oportunidades de faxineiro, 69 de atendente de lojas e mercados, 59 de auxiliar nos serviços de alimentação e 46 de operador de caixa, entre outras, vagas que também pode ser acessadas no Poupatempo.