A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, nesta quinta-feira (13), uma grande operação contra uma organização criminosa especializada na distribuição ilícita de cetamina, substância usada para a fabricação da droga conhecida como Special-K. A ação ocorreu simultaneamente em Curitiba, Almirante Tamandaré, Colombo, Matinhos e também na cidade de São Paulo.
A operação contou com cães de faro, apoio aéreo com helicóptero e apoio operacional da Polícia Militar de São Paulo (PMESP) nos alvos localizados na capital paulista.
No total, 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Uma mulher foi presa em flagrante no bairro Hauer, em Curitiba. Outras três pessoas foram conduzidas para assinatura de Termo Circunstanciado, além de dois veículos apreendidos.
Em uma das residências, pertencente a um suspeito de atuar como vendedor da droga, os policiais encontraram cerca de 20 aparelhos celulares, que teriam sido utilizados como moeda de troca para aquisição de cetamina. A suspeita é de que os aparelhos sejam produtos de crimes patrimoniais, segundo explicou a delegada Grazieli Schmitz, da Polícia Civil.
Na cidade de São Paulo, a ordem judicial foi cumprida na casa de um homem considerado o principal fornecedor da substância para a região de Curitiba.
Bares e restaurantes no centro de Curitiba também foram alvos da operação, já que, segundo as investigações, alguns envolvidos utilizavam esses estabelecimentos e seus entornos como pontos de venda da droga.
As investigações, que duram cerca de um ano, apontam que o grupo criminoso se especializou na obtenção, distribuição e comercialização irregular da cetamina, medicamento anestésico de uso humano e veterinário, utilizado indevidamente para produção do Special-K, substância de alto poder alucinógeno e com potencial de causar dependência.
Os materiais apreendidos serão encaminhados para perícia, e a Polícia Civil segue com as diligências para identificar todos os envolvidos no esquema criminoso.





