A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 18 anos, investigado pelos crimes de extorsão e invasão de dispositivo informático. A captura aconteceu nesta quarta-feira (10), em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Durante a operação, que contou com o apoio da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), foram cumpridos mandados de prisão temporária, busca e apreensão, além de bloqueio de R$ 26 mil em contas bancárias e de criptoativos ligados ao investigado. Aparelhos eletrônicos foram apreendidos e serão periciados a fim de subsidiar a continuidade da investigação.
Segundo o delegado da PCPR Thiago Pereira Lima, uma vítima de Curitiba registrou boletim de ocorrência informando que, durante jogos on-line, foi induzida por outro jogador a baixar um programa em seu computador.
Após a instalação, o suspeito passou a ter acesso remoto ao equipamento e aos dados armazenados, passando a exigir vantagem em dinheiro para não divulgar informações ou praticar outras ações com o acesso obtido.
“Devido às ameaças, a vítima realizou transferências via PIX e remessas de criptoativos, totalizando valor superior a R$ 10 mil. Após apuração técnica especializada da PCPR, a Justiça decretou a prisão temporária do investigado, além da apreensão de equipamentos eletrônicos, documentos e o bloqueio de contas bancárias”, explica.
Ele foi capturado em sua residência, passou por interrogatório e foi encaminhado ao sistema penitenciário.





