Uma ação da ROTAM do 12° Batalhão resultou na prisão de cinco indivíduos envolvidos em uma associação criminosa especializada em furtos de celulares no Centro de Curitiba, na madrugada desta quarta-feira (17). A ocorrência foi registrada durante patrulhamento da Operação Ares, na Rua 24 de Maio, região central da capital.
De acordo com a Polícia Militar, as equipes receberam informações sobre dois indivíduos que utilizavam bicicletas para se aproximar de transeuntes e furtar aparelhos celulares, fugindo rapidamente em seguida. Durante as diligências, vítimas relataram que mantinham o rastreamento ativo de seus aparelhos do tipo iPhone, o que auxiliou na localização dos suspeitos.
Durante o patrulhamento, outros cidadãos abordaram a equipe informando terem sido vítimas do mesmo tipo de furto, também com rastreamento ativo. Com base nas informações, os policiais localizaram dois suspeitos em bicicletas, que tentaram fugir pela contramão da Avenida Visconde de Guarapuava, mas foram abordados. Com eles, foram encontrados aparelhos celulares, posteriormente reconhecidos pelas vítimas como produtos dos furtos.
Com o avanço das diligências e o auxílio do rastreamento dos aparelhos, as equipes chegaram a um prédio utilizado como hospedagem por aplicativo, onde outras vítimas compareceram e reconheceram mais envolvidos. No local, três pessoas foram abordadas e identificadas como participantes da ação criminosa. Uma das vítimas apresentou, inclusive, imagens que mostravam o momento do furto.
Os policiais realizaram buscas em um dos apartamentos utilizados pelo grupo, onde localizaram mais celulares escondidos em uma caixa de energia. Foi constatado que os suspeitos haviam vindo da cidade de São Paulo com o objetivo específico de praticar os furtos na capital paranaense, utilizando dois veículos para apoio logístico. Um dos presos da quadrilha é jogador profissional de futebol.
As diligências continuaram em outro imóvel utilizado pelo grupo, também como hospedagem temporária, onde foi necessário o arrombamento da porta após ninguém atender às ordens policiais. No local, foram encontrados mais objetos furtados, incluindo outro aparelho celular.
Diante dos fatos, os cinco envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Central de Flagrantes de Curitiba, juntamente com todos os objetos recuperados, para os procedimentos legais cabíveis.





