Equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros seguem mobilizadas nas buscas por um jovem de 20 anos que desapareceu durante uma trilha no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A ocorrência teve início na quinta-feira (1) e segue nesta sexta-feira (2), com ações de busca e salvamento em ambiente de montanha.
De acordo com as informações repassadas pelos bombeiros, o jovem iniciou a subida do Pico Paraná na tarde do dia 31 de dezembro, acompanhado de uma amiga. Durante o trajeto, antes de chegarem ao cume, ele apresentou episódios de mal-estar e vômitos. O grupo alcançou o topo da montanha por volta das 4h da madrugada do dia 1º de janeiro.
Após um período de descanso e contato com outros montanhistas, a descida começou por volta das 6h30. Em determinado ponto antes do acampamento conhecido como Acampamento 2, o jovem ficou para trás e acabou se separando do grupo. Outros trilheiros que vinham logo depois passaram pelo mesmo local, mas não conseguiram localizá-lo. Como ele estava sem telefone celular, os próprios montanhistas iniciaram buscas preliminares.
Ainda na tarde de quinta-feira, as primeiras equipes do GOST foram deslocadas para a região, com acesso terrestre e apoio aéreo. Bombeiros foram desembarcados por helicóptero em pontos estratégicos da montanha e também avançaram a pé a partir da Fazenda do Pico Paraná. As buscas se estenderam até a madrugada, quando as equipes retornaram para reorganização.
Na manhã desta sexta-feira, um posto de comando foi montado na Fazenda do Pico Paraná, sob coordenação do Corpo de Bombeiros. As buscas foram retomadas com equipes subindo pela trilha principal, apoio aéreo com helicóptero equipado com câmera térmica, montanhistas experientes auxiliando nas varreduras e corredores de montanha dando suporte nas trilhas.
Cerca de dez bombeiros militares atuam diretamente na ocorrência. Até o momento, não há confirmação sobre o estado do jovem. As buscas seguem concentradas nas trilhas e vales da região, com foco nos últimos pontos onde ele foi visto.





