sexta-feira, 9 janeiro, 2026
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Curitiba

Com bloqueio total no trânsito, macrodrenagem no Xaxim avança para fase final

por Jéssica Frigério
8 de janeiro de 2026
em Curitiba, Notícias
0
Com bloqueio total no trânsito, macrodrenagem no Xaxim avança para fase final

Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (8/1), às 9h, a Rua Tenente Antônio Pupo vai ficar totalmente bloqueada ao trânsito no cruzamento com a Vereador Aurelino Mader Gonçalves, no Xaxim. O bloqueio é necessário para nova etapa de serviços de prevenção de alagamentos e deve permanecer até 23 de janeiro, dependendo das condições climáticas.

O local estará sinalizado. A Setran orienta: para desviar do bloqueio os motoristas têm como opção contornar pelas ruas Coronel Cypriano Gomes da Silveira, João Kasdorf, Arthur Müller e Pedro Wieler.

Transporte público

O bloqueio também provoca alterações no transporte coletivo com desvio de itinerário da linha 512 – Itamarati pelas ruas 11 de Agosto, Pedro Weler, João Kasdorf, David Tows e João Duck Filho. Além disso, duas paradas de ônibus na Rua Aurelino Mader Gonçalves serão desativadas enquanto durarem os serviços de macrodrenagem na região.

90% dos trabalhos concluídos

Os serviços de macrodrenagem para ampliar a vazão das águas da chuva e preparar a Rua Tenente Antônio Pupo para receber pavimentação começaram na última semana de agosto do ano passado, como resposta da Prefeitura de Curitiba à participação da comunidade no Fala Curitiba.

Cerca de 90% dos trabalhos de macrodrenagem já foram executados e a expectativa é de que em aproximadamente 30 dias sejam concluídos, dependendo das condições climáticas.

Inicialmente, os trabalhos foram executados com bloqueios parciais da via. Nesta etapa, porém, a substituição da tubulação existente por uma maior exige corte do asfalto e escavação profunda no cruzamento das ruas e é necessário bloqueio total.

Os serviços estão sendo executados sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Segundo o engenheiro do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), João Vidal Filho, nova tubulação vai resolver os problemas que aconteciam em dias de chuva forte, quando a rede antiga não suportava a vazão e a água transbordava pelas calçadas até chegar ao Ribeirão dos Padilha, que passa na parte mais baixa da rua.

“Com a intervenção, a capacidade de escoamento da água da chuva será aumentada, reduzindo pontos de acúmulo e evitando alagamentos que prejudicavam moradores e motoristas”, diz Vidal.

Asfalto novo

O acúmulo de água também desgastava o pavimento da rua, que constantemente necessitava de manutenção com tapa-buracos.

Após a etapa da macrodrenagem, começará a obra de asfalto novo na rua. Serão 905 metros de reciclagem do asfalto, desde a altura do Ribeirão dos Padilha até a Rua David Tows. A obra de pavimentação será coordenada pela Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimento da Smop (Utip).

O serviço integra o PRO Curitiba, maior programa de obras e reformas da história da cidade, que prevê mais de R$ 6 bilhões em investimentos até 2028 para melhorar a infraestrutura urbana, a mobilidade e a qualidade de vida da população

Post anterior

Rua da Superintendência da Polícia Federal passa a ter sentido único a partir desta quinta-feira

Próximo Post

Férias no Zoo de Curitiba trazem diversão gratuita com desafios sobre os macacos-prego

Cabral Motor

Vargas Motopeças

Dinnebier Soluções Financeiras

JRS Segurança

DPM2 – Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

error: Conteúdo Protegido!
No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.