sexta-feira, 23 janeiro, 2026
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Olho Vivo leva policiais a prenderem suspeito de violência doméstica no Litoral

por Jéssica Frigério
23 de janeiro de 2026
em Notícias, Plantão 190
0
Olho Vivo leva policiais a prenderem suspeito de violência doméstica no Litoral

Foto: SESP

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) contou com a ajuda das câmeras inteligentes do programa Olho Vivo para localizar um suspeito de violência doméstica no Litoral do Estado nesta semana. Denunciado por tentativa de agressão pela mulher, o acusado havia deixado o local que estava com ela antes da chegada das autoridades. O caso aconteceu em Antonina no último dia 21.

Com a informação da vítima de que o destino provável do marido seria Itapema (SC), onde teria residência, e com a placa do veículo em mãos, os policiais puderam encontrar o homem ainda em deslocamento por meio das imagens à disposição. Uma viatura foi enviada para interceptar o suspeito em Matinhos. Ele foi conduzido à Delegacia Regional da Polícia Civil de Antonina para os procedimentos cabíveis e lavratura do flagrante.

Inspirado em iniciativas de países como Reino Unido, Singapura e Estados Unidos, o Olho Vivo é o mais avançado programa de monitoramento voltado à segurança pública no Brasil e um dos maiores do mundo.

Quando estiver em plena operação, o Paraná contará com 26,5 mil câmeras à disposição para monitoramento em tempo real. Cinco mil já estavam em ação na primeira fase do programa. Agora, 1,5 mil novos equipamentos estão sendo instalados pelo Estado e outros 20 mil serão adquiridos pelos municípios, por meio de parceria com a gestão estadual. O investimento será de R$ 400 milhões.

A principal novidade do programa em 2026 é a ampliação do uso de inteligência artificial para uma etapa de “investigação assistida”, no qual as câmeras deixam de depender somente da observação humana e passam a contar com ferramentas de análise automática.

Os novos equipamentos têm entre os recursos o cruzamento de dados, imagens e inteligência artificial em tempo real para auxiliar as forças de segurança no reconhecimento de criminosos e suspeitos procurados e na identificação de veículos de interesse da polícia.

No Litoral, a implantação do Programa Olho Vivo avançou significativamente no mês passado, com a instalação de 116 câmeras inteligentes de videomonitoramento em cinco municípios – Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos. A ação faz parte do reforço da segurança pública na região durante o Verão Maior Paraná. A alta temporada ocasiona um aumento expressivo no fluxo de moradores, turistas e visitantes nas praias paranaenses.

Graças ao apoio tecnológico, foi possível, entre outros casos, prender uma quadrilha especializada em roubo de picapes, promover o desmantelamento de um ponto de venda de drogas em Pontal do Paraná, e tirar das ruas um casal de estelionatários que agia na região.

O Olho Vivo é coordenado de forma integrada pela Secretaria da Segurança Pública, Secretaria das Cidades e pela Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados, com arquitetura tecnológica desenvolvida para operar em larga escala e em conformidade com a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD).

Post anterior

Uber condenada a pagar R$ 8 mil por não ter ajudado passageiro a recuperar celular esquecido no carro

Próximo Post

Amigo Bicho vai animar o sábado no Parque Barigui com 40 cães para adoção

Cabral Motor

Vargas Motopeças

Dinnebier Soluções Financeiras

JRS Segurança

DPM2 – Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2025 Plantão 190 Agência de Notícias.

error: Conteúdo Protegido!
No Result
View All Result

© 2025 Plantão 190 Agência de Notícias.