Os macacos-pregos residentes do Zoológico de Curitiba estão recebendo uma atenção especial no mês de janeiro com a programação de férias do Zoo. As atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição e vão até este domingo (1/2).
Do início das atividades, em 2 de janeiro, até esta quinta-feira (29/1), 1.693 pessoas já participaram.
A iniciativa que tem movimentado a criançada tem o tema “Trilha dos desafios – participe e entenda por que macacos não são pets” e une brincadeiras e desafios com conscientização sobre cuidados com os primatas e outros animais silvestres.
A coordenadora da Educação Ambiental do Zoo de Curitiba, Cláudia Bosa, explica que os desafios estimulam as habilidades motoras e cognitivas das crianças, como encaixar uma caneta numa garrafa, montar um quebra-cabeça, acertar bolinhas em um buraco e fazer polichinelos.
“As crianças vão resolvendo os desafios e junto com isso, recebendo informações que falam do papel ecológico dos animais silvestres lá na floresta, não na casa das pessoas”, explicou Cláudia.
A inspiração do tema para a brincadeira veio com a chegada de 20 macacos-pregos resgatados de situações de tráfico ao Zoológico em 2025.
“A ideia é sensibilizar sobre a compra de animais silvestres. As pessoas podem não ter maldade quando tem vontade de ter um animal em casa, mas para isso acabam contribuindo com o tráfico, então o que a gente quer é despertar nas pessoas um pouquinho de empatia”, disse a coordenadora.





