Policiais militares do 17º Batalhão, descobriram uma plantação de maconha na área rural de São José dos Pinhais (PR), na tarde desta terça-feira (17/03). Dois homens que estavam no local reagiram a abordagem e atiraram nos policiais, sofrendo o revide. Mais de 280 plantas e 380 mudas foram apreendidas. A ação faz parte das atividades do projeto piloto Em Frente Brasil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para combater a criminalidade violenta na cidade.
A ocorrência iniciou-se quando uma denúncia repassada à PM apontou que em uma propriedade na região de Campestre da Faxina, havia plantio de maconha. Como o local é de difícil acesso os policiais militares da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) tiveram que fazer a aproximação a pé pelo matagal. Ao chegarem a um barracão, o forte cheiro de maconha já indicou aos policiais o que havia lá dentro.
A equipe policial foi vista por dois homens armados, que ao perceberem que seriam abordados, correram para os fundos do terreno. De acordo com as informações do 17º Batalhão, na fuga a dupla atirou contra a equipe policial, que revidou o ataque. Ambos os suspeitos ficaram feridos e o Siate foi acionado para prestar atendimento, mas eles acabaram em óbito no local. Foram apreendidas duas armas de fogo (dois revólveres de calibres .32 e 38).
Ao verificar o galpão, os policiais militares encontraram uma sofisticada plantação e beneficiamento da droga. Havia 282 plantas neste local, armazenadas com luz artificial, sistema de ar-condicionado e outros dispositivos para preparar a planta. Numa casa próxima ao barracão, foram localizadas mais 388 mudas e 192 galhos secos na parte superior da residência. Também havia vários materiais para preparo e embalagem da droga, balanças de precisão e anotações que apontavam a organização criminosa. Com as medidas de praxe, o material foi apreendido e levado à Polícia Civil da cidade.