Esta sexta-feira (20/3) é o último dia de aulas para 145 mil crianças e estudantes das 400 unidades da rede municipal de ensino. A partir de segunda-feira (23/3), as unidades ficarão fechadas até, pelo menos, 12 de abril, como medida de prevenção contra o coronavírus.
Os estudantes que não foram às aulas nesta semana (de 16 a 20/3), porque os pais preferiram mantê-los em casa, receberão abono para as ausências.
“A medida preventiva é a antecipação do recesso de julho”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
“Estes dias com direito a abono de faltas foram concedidos para que as famílias pudessem se organizar em relação às crianças, pois a recomendação é que não fiquem com os avós, que são grupo de risco”, completa a secretária.
O programa Comunidade Escola também está suspenso nesse período.
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, reforça que a intenção com o isolamento é conter a curva de propagação da doença.
O calendário escolar deste ano vai até 18 de dezembro. Se o período sem aulas devido ao coronavírus precisar ser ampliado, o ano letivo terá que ser estendido em 2021.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina o cumprimento de 200 dias letivos e 800 horas/aula.