A prática regular de exercícios físicos e atividades esportivas ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis, aumenta a imunidade e eleva a autoestima, a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Para manter os curitibanos ativos em tempos de coronavírus, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) produz uma série de vídeos com professores de Educação Física orientando a população sobre como se exercitar em casa de forma correta.
Os vídeos serão postados no Facebook da Prefeitura e da Smelj e distribuídos pelo WhatsApp a partir de segunda-feira (23/3). O material segue as instruções da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Técnica e Ética Médica.
“A atividade física tem muitos benefícios e precisa ser mantida. Não é porque vai ficar em casa que a pessoa precisa deixar de fazer exercícios”, diz o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.
Opções de exercícios
Os professores vão demonstrar pelas redes sociais exercícios articulares, de força e resistência, alongamento, dança, ritmos, brincadeiras e atividades recreativas para crianças.
“As redes sociais estão aí para isso, para transmitirmos o que é bom. Temos que seguir as orientações oficiais da área da saúde e evitar aglomerações. Quanto menos contato tivermos, menos esse vírus se propagará”, definiu o secretário, que também é professor de Educação Física.
A orientação da Smelj é que as atividades sejam feitas em ambientes arejados dentro de casa e com intensidade variando entre fraca e moderada. Os batimentos cardíacos são medidos pelo pulso ou pescoço. Basta contar o número de batidas do coração durante seis segundos e multiplicar por dez para ter a frequência cardíaca por minuto.
Os exercícios devem, preferencialmente, ser feitos durante 30 minutos. Se optar por ambiente externo, o melhor é procurar locais sem aglomeração de pessoas, como varandas e jardins.
Em casa existem várias opções para se exercitar. Cadeiras, sofás e garrafas plásticas com água podem ser utilizados para diversificar os movimentos.
Espaços fechados
Como medida de segurança e seguindo o que determinou o decreto municipal 421/2020, a Smelj vai suspender as aulas e atividades em todos os 36 espaços esportivos da Prefeitura, como Clubes da Gente e Centros da Juventude, a partir de segunda-feira (23/3).
Os cerca de 25 mil alunos atendidos por mês nos centros esportivos podem acompanhar as dicas e sugestões de exercícios repassados pelos professores por meio das redes sociais da Prefeitura e da Smelj.