sexta-feira, 4 julho, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Estado fará mutirão da dengue neste sábado em 17 municípios

by Plantao190
20 de março de 2020
in Notícias, Plantão 190
0
Paraná confirma 8.213 casos de dengue em uma semana

(Foto: Pixabay)

Soldados do Exército, militares estaduais, coordenadores municipais da Defesa Civil do Paraná, radioamadores voluntários e agentes de saúde municipais farão neste sábado (21) uma grande ação de combate à dengue em 17 cidades do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde já vem fazendo a eliminação mecânica de criadouros em algumas cidades com resultados positivos de redução de infestação, como em Nova Cantu, Barbosa Ferraz, Florestópolis,  Bandeirantes, Sertaneja e Medianeira.

A mobilização deste final de semana foi definida pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná e envolverá as Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública, prefeituras e coordenadorias municipais de Defesa Civil. A atividade está sendo organizada pela Defesa Civil do Paraná e acontecerá das 8h30 às 17h deste sábado.

“Trata-se de uma ação estratégica do Governo do Estado para reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue; capacitamos os participantes do mutirão para a busca pelos criadouros de forma técnica, ou seja, com o olhar apurado e direcionado para os focos instalados em lugares diferenciados”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

“O combate à dengue é  uma questão de segurança e as secretarias de Estado  estão alinhadas, promovendo ações para reduzir os números da doença; desta forma estamos participando com nossos profissionais para auxílio nestas cidades e vamos repetir esta ação, em breve, em outros municípios”, afirma o secretário de Estado da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares.

O arrastão vai contar com a participação de cerca de 500 colaboradores, entre soldados do Exército, militares do Corpo de Bombeiros, radioamadores voluntários da REER (Rede Estadual de Emergências de Radioamadores), representantes da Defesa Civil e agentes de saúde.

A mobilização tem o apoio do Comando Militar do Sul e os 280 soldados do Exército participantes vão se deslocar das sedes regionais mais próximas das cidades.

Toda ação será coordenada do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual, em Curitiba, que contará com representantes das instituições envolvidas. “O papel do gabinete de gestão será verificar o desenvolvimento da operação e dar apoio técnico às pessoas em campo, além de solucionar demandas que possam surgir durante a ação”, disse o coordenador da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig.

CAPACITAÇÃO – Durante esta semana, os participantes foram orientados pela Secretaria da Saúde para a atividade de identificar e remover criadouros. Em videoconferência, o chefe da Seção de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos da Sesa, Aparecido Donizette de Oliveira, explicou o passo a passo da vistoria técnica e da eliminação do criadouro.

“Destacamos a necessidade de uma atenção especial nos poços desativados, ainda muito comuns nas cidades do interior, nas fossas, lajes, antenas parabólicas e reservatórios de água; cada região tem seus potencias criadouros, de acordo com as características e costumes”, afirmou o técnico.

As 17 cidades que receberão as equipes do mutirão neste sábado foram definidas de acordo com os números de casos confirmados registrados e índices de infestação.

“Pedimos para que a população receba os participantes desta mobilização, precisamos reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti em nosso Estado e esta missão é de todo paranaense. Contamos com o apoio da população nesta luta, pois a dengue mata”, ressaltou o secretário Beto Preto.

CIDADES – As seguintes cidades participarão da ação de mobilização: Altônia, Braganey, Brasilândia do Sul, Colorado, Floraí, Guaíra, Iretama, Ivaté, Jacarezinho, Lupionópolis, Marechal Cândido Rondon, Nova Aliança do Ivaí, Nova Olímpia, Ourizona, Ouro Verde do Oeste, Paranavaí e Xambrê.

Previous Post

Mercado Municipal e Mercado Regional Cajuru são fechados

Next Post

Depen suspende visitas e entrada de sacolas em unidades prisionais

Please login to join discussion
Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Nasu Sushi Bar

DPM2 Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.