Seis pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR), com apoio da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, contra um esquema de agiotagem e extorsão. A ação foi realizada nesta segunda-feira (14), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo a investigação, as vítimas procuraram a Polícia Civil após recorrerem a empréstimos informais e passarem a sofrer cobranças abusivas, ameaças e intimidações. Em um dos casos, uma motocicleta teria sido entregue como garantia de uma negociação e posteriormente repassada a uma terceira pessoa, enquanto as cobranças continuaram.
Também foram relatadas ameaças de morte e situações em que as vítimas passaram a temer pela própria segurança e pela de familiares. Em outro caso, mesmo após diversos pagamentos, as cobranças teriam continuado, acompanhadas do envio de imagens de armas de fogo e novas ameaças.
As investigações apontaram que os crimes eram praticados principalmente na região de Borda do Campo. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, além de mandados de busca e apreensão em imóveis ligados aos investigados.
Entre os presos está um homem de 22 anos, apontado pela polícia como responsável por realizar empréstimos e cobranças acompanhadas de intimidações.
Durante as buscas, os policiais apreenderam diversos celulares, um veículo BMW 328i, cheques, um pen drive, duas armas de fogo, sendo uma pistola calibre 9 milímetros e um revólver calibre .38, além de carregadores e dezenas de munições.
Em um mercado, as equipes encontraram aproximadamente 1,9 mil maços de cigarros de origem paraguaia, cigarros eletrônicos, medicamentos e uma arma de fogo, além de outros materiais. O responsável pelo estabelecimento, um homem de 66 anos, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e receptação.
Ao todo, a operação terminou com seis presos, além da apreensão das armas, munições, cigarros e demais materiais. Os celulares recolhidos serão analisados para tentar identificar outras possíveis vítimas, movimentações financeiras e outros envolvidos no esquema.
Os presos foram encaminhados para os procedimentos de polícia judiciária e, posteriormente, ao sistema penitenciário. A PCPR orienta que outras pessoas que possam ter sido vítimas do grupo, especialmente em casos de agiotagem, cobranças acompanhadas de ameaças ou violência, procurem a 1ª Delegacia Regional de Polícia de São José dos Pinhais.





