A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estará participando, pela primeira vez, da cobertura nacional das eleições municipais coordenada pelas TVs Câmara e Senado, e pela Rádio Senado. No dia 6 de outubro, data do primeiro turno do pleito de 2024, a Diretoria de Comunicação Social (DSC) do Legislativo curitibano entrará ao vivo na programação da Rede Legislativa de Rádio e Televisão com informações sobre a disputa para as 38 vagas do Palácio Rio Branco.
A ação é inédita por aqui. A CMC representará o Paraná e é uma das oito câmaras municipais que estarão na transmissão ao vivo, juntamente com mais 15 assembleias legislativas. Esta será a primeira cobertura conjunta de eleição municipal sob a coordenação dos órgãos de Comunicação do Senado e da Câmara dos Deputados.
A cobertura especial do próximo domingo contemplará programas transmitidos ao longo do dia pela TV Senado, pela TV Câmara e pela Rádio Senado. O início será às 8h, e o encerramento, após o pronunciamento oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acerca do primeiro turno das eleições, previsto para ocorrer por volta das 21h do domingo. A transmissão ao vivo será feita do estúdio da TV Senado.
A DCS entrará ao vivo direto do Palácio Rio Branco: serão três inserções na programação, duas no período da tarde, e uma terceira após o encerramento da votação. “Ter a Câmara de Curitiba participando da cobertura ao vivo da TV Câmara é um reconhecimento de que o trabalho de comunicação institucional que estamos fazendo está no caminho certo. A transparência e a informação são os pilares da comunicação pública, e nós estamos muito felizes em poder contribuir com a TV Câmara nessas eleições”, disse a diretora de Comunicação Social do Legislativo, Patrícia Tressoldi.
Além do Legislativo da capital paranaense, estarão presentes na programação as câmaras municipais de Aracaju (SE), Itapemirim (ES), Caxias do Sul (RS), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Parauapebas (PA), São Paulo (SP); e as assembleias legislativas do Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
O que é a Rede Legislativa de Rádio e Televisão
A Rede Legislativa de Rádio e TV é composta por emissoras de rádio e televisão de diversos níveis de governo (federal, estadual e municipal), que compartilham um mesmo canal de transmissão. Ela nasceu com o objetivo de incentivar as casas legislativas a montarem suas próprias emissoras de rádio e televisão, com sinal aberto e gratuito, e universalizar o acesso às programações. Atualmente são 74 emissoras de TV, em 2.204 cidades, e rádios FM no ar em 20 cidades. Mais de 126,4 milhões de pessoas têm acesso ao sinal aberto da TV Câmara, da TV Senado, da TV Assembleia e, onde existir, da TV Câmara municipal.
CMC fará sua própria transmissão ao vivo sobre as eleições 2024
Para ajudar os eleitores de Curitiba (e de todo o país) a tomarem a melhor decisão na hora do voto, a Diretoria de Comunicação Social produziu 15 episódios para o programa Curitiba Decide, lançado dentro do CMC Podcasts. Foram 78 convidados para um bate-papo com jornalistas da Casa, em conversas sobre temas essenciais. Esta primeira campanha cross-media do Legislativo ainda terá um capítulo final, no dia 6 de outubro: a transmissão ao vivo da apuração dos votos pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), com comentários da equipe da DCS e de especialistas, explicando os resultados e informando, em primeira mão, como será a cara da 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba. Para acompanhar, basta acessar o canal da CMC no YouTube a partir das 17h do próximo domingo.
Por Câmara Municipal de Curitiba