A obra de pavimentação da PR-364, no trecho entre Irati e São Mateus do Sul, no Centro-Sul do Paraná, foi suspensa após a descoberta de fósseis de animais mais antigos que os dinossauros, como o Mesosaurus brasiliensis — espécie de lagarto aquático que viveu há cerca de 280 milhões de anos.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), órgão responsável pela execução do projeto, estão sendo estudadas alternativas para a retomada dos trabalhos ou a reformulação da obra, que já tinha 52,72% dos serviços executados.
A paralisação ocorreu após o cancelamento da licença ambiental, atendendo a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O órgão apontou que o Instituto Água e Terra (IAT) concedeu a autorização sem a devida manifestação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que foi considerado uma falha no processo de licenciamento.
O trecho em questão corresponde a 1,6 km da PR-364, com implantação de viaduto no entroncamento com a BR-153, e investimento estimado em R$ 23,7 milhões. O tráfego na região está sendo desviado por uma via municipal.
Segundo o DER-PR, as obras foram interrompidas oficialmente nesta sexta-feira (10), com a publicação da portaria que suspende a licença. A previsão inicial era de conclusão até 28 de novembro, mas o cronograma será atualizado após a definição sobre a retomada.
Meses antes, trabalhadores da BR-153 já haviam encontrado fósseis na mesma região, que passaram a ser estudados por pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Diante disso, a procuradora da República Monique Cheker alertou que a continuidade da obra poderia representar risco ambiental e arqueológico.
Em nota, o MPF destacou que qualquer retomada das atividades deverá ser condicionada à manifestação do Iphan e à realização de estudos arqueológicos e paleontológicos adequados, para garantir a proteção do patrimônio histórico e natural da região.
Com informações de g1