O Parque Barigui, um dos cartões-postais de Curitiba, teve um dia de quatro patas. Neste sábado (29/4), aconteceu no local o Amigo Bicho, evento de adoção da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.
O prefeito em exercício Eduardo Pimentel participou do evento, conversou com os tutores e defendeu a causa animal.
“Muito importante o trabalho dos tutores de resgatar os animais, fazer a reabilitação deles, que muitas vezes são atropelados e sofrem outras violências, e depois ofertar os animais para adoção, totalmente saudáveis, vacinados, com microchip, prontos para encontrar outra família”, disse Eduardo Pimentel.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), dos 70 animais que foram colocados para adoção, 25 foram adotados. Além dessa boa notícia, o patrocinador da ação, o pet shop Rei dos Animais, doou uma tonelada de ração para o Banco de Ração da Prefeitura.
O Amigo Bicho contou com a presença dos personagens da Família Folhas – Fifo e seu cachorro Folheco – e da border collie Aysha do programa Cão Amigo, do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal.
Uma tonelada de ração
Para levar um cachorro para casa, o interessado precisava apresentar documentos de identificação e comprovante de residência, além de assinar um termo de adoção responsável.
“Estamos muito felizes com o volume de adoção e microchipagem. Mostra a preocupação das pessoas com os pets e nós somos incentivadores desse movimento”, comentou Ricardo Braga de Lima, proprietário da loja Rei dos Animais.
Quem foi ao Barigui pode colocar o chip de identificação em seu bichinho gratuitamente. Os veterinários da Rede de Proteção fizeram a implantação na hora, mediante cadastro prévio no site.
De acordo com a Edson Evaristo, diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foram colocados 140 chips dos 300 colocados à disposição.
“O Amigo Bicho acontece uma vez por mês para apresentar pets para adoção. São animais resgatados em condições de risco, que recebem a nutrição adequada, vacinas e microchip e todos os cuidados para manter sua saúde e aguardam por uma nova família”, disse Edson.
Com o cadastramento e dispositivo, o animal fica mais seguro e pode ser facilmente encontrado em locais que tenham leitores de microchip, em caso de perda.
O charme do Polaco
A tutora Ivete Machado levou Polaco para adoção. Trata-se um cachorro médio, em torno de 2 anos de idade, muito dócil.
“Ele vinha comer em frente da minha casa com outro cachorro. Mas este amigo dele tinha costume de perseguir motos e estava ameaçado. Por isso recolhemos os dois e colocamos em hotel, agora estamos disponibilizando para adoção”, contou a tutora.
Ivete disse que no momento não tem mais condições de adotar um animal porque na casa dela já moram dez cães e 29 gatos. “Tenho nove gatos disponíveis para adoção. Os demais não podem porque dependem de cuidados por doença ou velhice”, explicou.
Quem tiver interesse em adotar um animal pode entrar em contato com ela pelo telefone 41 98863-1475.