Após o registro do apagão cibernético que está afetando serviços em todo o mundo, até o momento dois voos estão em atraso no Aeroporto Afonso Pena, que fica na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo nota da CCR que é a concessionária responsável pelo aeroporto, “O Aeroporto Internacional Afonso Pena teve registro de dois atrasos em sua operação (…) .O voo 4993, procedência GIG, (HOTRAN 06h45) pousou atrasado já (08h14), ou seja, atraso na origem. O 2689, procedência FLN, (HOTRAN 06h55) pousou atrasado também (07h20), ou seja, atraso na origem”. “O aeroporto não pode afirmar se estes atrasos/cancelamentos têm a ver com o apagão global, mas assessorias das cias aéreas, poderão dar um posicionamento mais assertivo sobre o tema”.
A Azul em nota relatou que “confirma problemas em seus sistemas por conta do apagão cibernético global”. Inclusive no site há um recado de instabilidade global em sistemas e indica que os passageiros cheguem cedo ao aeroporto. Em post nas redes sociais eles dizem que “Devido à instabilidade global nos sistemas, o check-in digital está indisponível.
Apagão cibernético afeta serviços em todo o mundo
Nesta sexta-feira (19) um apagão cibernético está afetando serviços ao redor do mundo. Voos estão atrasados e serviços bancários e de comunicação estão tendo problemas em todo o planeta.
Algumas companhias aéreas dos EUA como American Airlines, United e Delta, pararam todos os voos. Em Berlim todas as decolagens ficaram suspensas. Em Singapura e em Hong Kong, os check-in estão sendo feitos manualmente.
Já no Brasil, aplicativos de bancos apresentaram problemas e chegaram a ficar fora do ar. Na Austrália os bancos também foram afetados e lojas fecharam temporariamente.
Canais de TV ficaram fora do ar ou tiveram problemas técnicos com sua programação em alguns países. No Alasca o serviço do 911 ficou fora do ar também.
Segundo o g1, o problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital. Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
A Microsoft relatou que a falha foi resolvida, mas que problemas ainda podem acontecer, a empresa ainda relatou que o problema teve origem em uma atualização de uma plataforma de software.