Combatentes talibãs chegaram neste domingo (15) à capital do Afeganistão – Cabul, a última grande cidade que ainda estava sob controle do governo do presidente Ashraf Ghani, que abandonou o país. O movimento extremista volta ao poder depois de duas décadas. Nos últimos dias, todas as grandes cidades caíram nas mãos dos radicais islâmicos. Em muitas delas não houve sequer resistência. Hoje de manhã, antes de Cabul, eles tomaram Jalalabad.
Na capital, o governo afegão e os talibãs estão em conversações para uma rendição pacífica e a constituição de um governo transitório.
Para a especialista em relações internacionais da Rádio e Televisão de Portugal (RTP)Ana Isabel Xavier a ofensiva talibã sobre Cabul é “um pouco surpreendente”, tendo em conta que os serviços secretos norte-americanos previam a queda da capital afegã dentro de três meses.
Durante o final de semana diversos vídeos flagraram pessoas tentando fugir do país. Cinco pessoas morreram durante uma confusão enquanto funcionários da embaixada eram retirados do Afeganistão.
When you see footage like this, think of the level of desperation that pushes a person to do this.@akhbarpic.twitter.com/zmhUMaQphK
— Jenan Moussa (@jenanmoussa) August 16, 2021
Um vídeo flagrou o momento em que pessoas começaram a cair do avião que decolou do Afeganistão. Muitas pessoas estavam penduradas do lado de fora do avião, tentando fugir do país por medo do Talibã.
Watch: A video shows the moment Afghan citizens dropped from an aircraft near #Kabul airport after clinging on to a US Air Force plane in an attempt to flee the country amid the #Taliban takeover. #Afghanistan https://t.co/2vc7iuFmgj pic.twitter.com/MdrNlasobn
— Al Arabiya English (@AlArabiya_Eng) August 16, 2021
Com informações da Agencia brasil e do aeroin