A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba liberou para crianças da educação infantil (0 a 5 anos) e anos iniciais (até 10 anos) o retorno das aulas.
Apesar da alta dos casos de Covid-19 e com diversos hospitais com UTIs lotadas, na segunda-feira (16) a secretária de Saúde Márcia Huçulak assinou a autorização em um ofício enviado para o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná. A decisão está no ofício 607/2020 da secretaria publicado na segunda-feira (16).
O retorno das aulas das escolas particulares deve ser como determinado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) com o ensino híbrido, número de alunos limitado, distanciamento social, disponibilização de álcool gel e uso obrigatório de máscaras. As aulas online também deverão ser mantidas para pais que não quiserem enviar os filhos para a escola.
Já as aulas da rede municipal continuam suspensas até 30 de novembro conforme o que foi determinado pelo decreto em vigor.
Um dos argumentos destacados no documento da prefeitura diz que não irá atrelar a volta as aulas presenciais a uma vacina contra o coronavírus. Outro argumento é que há uma preocupação em relação a saúde das crianças já que houve um aumento significativo de transtornos mentais em crianças.