quarta-feira, 21 maio, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Avançam as obras do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, na região Norte da cidade

by Jéssica Frigério
14 de junho de 2024
in Notícias, Plantão Pet
0
Avançam as obras do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, na região Norte da cidade

Foto: Rafael Silva

Curitiba está cada vez mais próxima de ter o primeiro Hospital Veterinário Municipal do Paraná. Desde o mês de maio, a Prefeitura está fazendo as obras para a criação do hospital e, nesta quinta-feira (13/6), o vice-prefeito Eduardo Pimentel foi vistoriar como estão os andamentos dos trabalhos.

A vistoria também foi acompanhada pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola, que garantiu uma emenda parlamentar para a operacionalização do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba. A emenda parlamentar garantiu a transferência de R$ 4,5 milhões para o município de Curitiba para custear o funcionamento do Hospital Veterinário Municipal. A parceria permite a possibilidade de renovação anual da transferência de recursos.

“Aqui é mais uma parceria que dá certo. Prefeitura de Curitiba e mandato do deputado federal Matheus Laiola que já destinou as emendas do custeio do Hospital Veterinário Municipal, o primeiro do Paraná”, afirmou o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que destacou que o hospital ficará na região Norte da cidade.

“Será o SUS Animal, vai atender os nossos amigos pets de graça. O hospital já está se materializando e nos próximos meses estará entregue à população”, definiu Pimentel.

O Hospital Veterinário Municipal fica na Rua César M. Chaves, no bairro Taboão, em uma área cedida à Prefeitura de Curitiba pela empresa Votorantim Cimentos S.A. A área corresponde a 68.467,05 m² e além do hospital também vai abrigar o Parque Municipal São Francisco, onde hoje existe o Parque das Esculturas da Votorantim. A nova área de conservação ambiental vai se somar aos atuais 52 parques e bosques municipais da cidade.

Para o deputado federal Delegado Matheus Laiola, a construção do Hospital Veterinário Municipal é uma grande conquista para Curitiba. “Esse é um sonho que está se tornando realidade. Quando a gente entra aqui nesta construção fica até arrepiado. Isso era algo tão distante e agora está se materializando. Agradecemos muito a parceria com a Prefeitura. Temos certeza que será um centro de excelência e vai ter o selo padrão da Prefeitura de Curitiba”, afirmou Laiola.

Quem será atendido

A previsão é que o Hospital Veterinário Municipal comece a funcionar ainda em 2024, com estrutura e corpo técnico especializado para atendimentos veterinários de média e alta complexidades, de forma prioritária para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social e de protetores de animais registrados junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

Será viabilizado o início da prestação de serviços gratuitos para pets, como consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, contemplando também especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia, de forma similar como já ocorre em municípios como São Paulo.

Inicialmente, o objetivo é possibilitar pelo menos 40 atendimentos diários (com senhas) na unidade a ser implantada, incluindo, além das consultas, a previsão de atendimentos especializados.

Rede de Proteção

A implantação do atendimento público veterinário aos cães e gatos se caracteriza como ação complementar e integrada às políticas públicas de proteção animal e de saúde única já adotadas na capital paranaense.

Curitiba é uma das cidades brasileiras que mais investe em políticas públicas de proteção e bem-estar animal, com recursos financeiros que atualmente ultrapassam R$ 8,5 milhões por ano.

O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos já possibilitou a esterilização cirúrgica de 130 mil pets desde 2017. “A castração tem benefícios como a prevenção de doenças e tumores, e ainda minimiza o abandono e a quantidade de animais nas ruas”, explicou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Também acompanharam a vistoria o secretário municipal do Meio Ambiente, Ibson Campos; a secretária emérita do Meio Ambiente, Marilza Dias; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; servidores do Meio Ambiente; e integrantes da Patrulha de Proteção Animal da Guarda Municipal.

Previous Post

PRF apreende carregamento com quase 7 toneladas de maconha escondida em carga de ração no Paraná

Next Post

Crianças de Curitiba vão aprender sobre proteção animal com gibis do Curitibinha nas escolas municipais

Please login to join discussion
Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Projectta Gestão Financeira

Nasu Sushi Bar

UniFael

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.