quarta-feira, 4 junho, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Avião da Casa Militar leva alimento especial para crianças internadas no Rio Grande do Sul

by Jéssica Frigério
6 de maio de 2024
in Notícias, Plantão 190
0
Avião da Casa Militar leva alimento especial para crianças internadas no Rio Grande do Sul

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A aeronave King Air 350, da Casa Militar do Governo do Paraná, decolou na manhã deste domingo (5) do Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, com uma missão: entregar oito bolsas de nutrição parental (NPT), uma alimentação especial em formato de soro, para serem administradas em três crianças que estão internadas em hospitais de Santa Maria, além de uma na cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul. O avião partiu às 9h15 da Capital com destino a Cascavel, para buscar os suplementos que serão levados até Santa Maria, com previsão de chegada na cidade entre 12h e 12h30.

A operação emergencial foi necessária porque o laboratório gaúcho que fornece o suplemento aos hospitais teve suas instalações comprometidas pelas chuvas intensas que atingem o estado. Os produtos foram então disponibilizados pela Essencial Fármacos e Nutrição, laboratório de Cascavel, no Oeste do Paraná, especializado na produção de nutrição não parental, fornecendo para diversos hospitais do Paraná.

“Estamos atendendo a um pedido do próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior, que foi contatado por uma pessoa no Rio Grande do Sul que relatou a dificuldade em conseguir esse alimento. Os pacientes estão aguardando esse medicamento, que deve ser administrado ainda hoje”, explicou o chefe da Casa Militar do Paraná, tenente-coronel Marcos Tordoro. “Então disponibilizamos a aeronave, os pilotos e a equipe para fazer essa entrega o mais rápido possível”.

O NPT é personalizado para cada paciente e necessita de um rigoroso controle de produção, armazenamento, transporte e administração, que é feita por via venosa, e cada bolsa tem validade de apenas 48 horas. Por isso a mobilização da aeronave do Departamento de Transporte Aéreo da Casa Militar, que já tem experiência no transporte de emergência de órgãos para transplante, por exemplo.

O chefe da Divisão de Transporte Aéreo, tenente-coronel Márcio Valim de Souza, explicou que a equipe fica à disposição para atendimentos emergenciais como este. “Atendemos diuturnamente as demandas da nossa Central de Transplantes, em trabalho que é referência em todo o Brasil. Temos experiência em atender emergências e as necessidades dos paranaenses, e agora auxiliando nossos irmãos gaúchos”, disse.

“Temos essa vocação em ajudar. As aeronaves do Estado já atenderam emergências como em Brumadinho, Rio de Janeiro e Itajaí. Sempre que é solicitado o Paraná sai em apoio a outros estados”, salientou o tenente-coronel Valim. “É um alimento personalizado, que precisa ser administrado rapidamente nos pacientes. Por isso a aeronave faz a diferença”.

Serão atendidos de forma emergencial quatro pacientes infantis, internados no Hospital Geral Unimed de Santa Maria, no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, no Hospital Universitário de Santa Maria, além de um que faz uso em domicílio da cidade de Santiago.

Previous Post

Paraná enviará alimentos, colchões e 144 mil copos de água da Sanepar ao Rio Grande do Sul

Next Post

Criança morre afogada em piscina de casa na RMC

Please login to join discussion
Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Projectta Gestão Financeira

Nasu Sushi Bar

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.