Após um incidente envolvendo uma aeronave que decolou de Houston, nos Estados Unidos, levando a cantora gospel Fernanda Brum e seu marido que retornavam para o Brasil, alguns portais noticiaram de forma equivocada que houve um acidente com o avião que pegou fogo.
De acordo com o relato da cantora, cerca de 15 após a decolagem, ela teria visto fogo saindo da “turbina” esquerda do avião.
Como o especialista em avição Lito Sousa, do Aviões e Músicas já explicou, esse fenômeno se trata de um stall de compressor, que é quando há uma má alimentação de ar do motor, causando “pipocos” e labaredas pela combustão imparcial do combustível no motor. Veja o vídeo do Lito explicando sobre esse tipo de incidente:
O fato para quem não está acostumado e não entende o que está acontecendo acaba assustando. Os pilotos são extretamente treinados e sabem lidar com situações como essa e foi o que fizeram, retornando ao aeroporto e aterrissando em segurança a aeronave.
Alguns portais de noticia noticiaram que a cantora passou por um grave acidente com um avião que pegou fogo. Para quem lê, já imagina que houve uma queda da aeronave ou uma tragédia. Essas notícias desinformam e só causam mais medo em quem as vezes tem receio de voar.