terça-feira, 28 outubro, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

BOPE celebra 61 anos das Operações Especiais no Paraná com solenidade na Academia do Guatupê

por Jéssica Frigério
28 de outubro de 2025
em Notícias, Plantão 190
0
BOPE celebra 61 anos das Operações Especiais no Paraná com solenidade na Academia do Guatupê

Foto: Cb. Adam Padilha/PMPR

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná celebrou, na noite desta segunda-feira (27), a solenidade em comemoração aos 61 anos das Operações Especiais no Estado do Paraná, realizada na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O evento reuniu autoridades civis e militares, ex-comandantes e militares veteranos de Operações Especiais, em um momento de reconhecimento à história e aos resultados alcançados pela tropa de elite da corporação.

A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; do Subcomandante-Geral, coronel Paulo Henrique Semmer; do Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; do comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Paulo Renato Aparecido Siloto e do tenente-coronel Cezar Hoinatski, comandante do BOPE, que recepcionaram o Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira, e demais autoridades civis e militares.

Subordinado ao Comando de Missões Especiais da PMPR, o BOPE é reconhecido nacionalmente por sua eficiência técnica e capacidade de resposta em ocorrências de alta complexidade. A unidade é composta por três companhias: a 1ª Companhia de Operações Especiais (COE), a 2ª Companhia, responsável pelo Esquadrão Antibombas (EAB), e a 3ª Companhia, dedicada à Equipe de Negociação (EN). Juntas, realizaram mais de 200 operações no último ano, incluindo ações contra o crime organizado e crises com reféns e explosivos.

“O batalhão tem papel essencial na estratégia de segurança do Estado. Atua em situações de altíssimo risco com técnica e responsabilidade, sendo referência nacional em eficiência operacional e em inovação tática. A unidade simboliza a capacidade do Paraná de responder a qualquer ameaça com profissionalismo e legitimidade”, afirmou o tenente-coronel Cezar Hoinatski, comandante do BOPE. “Cada operação bem-sucedida é resultado de muito treinamento, disciplina e, sobretudo, do compromisso com a preservação da vida e com a segurança da população paranaense”, concluiu.

Entre janeiro e setembro de 2025, o BOPE registrou 83 ocorrências, sendo 10 com reféns ou vítimas, todas resolvidas sem feridos entre civis ou policiais. O resultado expressa o domínio técnico no gerenciamento de crises e nas estratégias de preservação da vida. No combate ao crime, a unidade apreendeu 32 armas calibres 5.56 e 7.62 e mais de 403 quilos de explosivos em apoio a outras forças, totalizando 4,8 toneladas de explosivos retirados de circulação desde 2024.

O batalhão também tem atuado em situações de “novo cangaço” e “domínio de cidades”, crimes caracterizados por ações violentas e uso de armamento pesado. Além das respostas imediatas, o BOPE contribui com atividades de inteligência, assessoramento técnico e integração com órgãos estaduais e federais, antecipando ameaças e fortalecendo a atuação conjunta.

MODERNIZAÇÃO – A unidade vive um processo constante de modernização tecnológica, com a aquisição de novos fuzis de precisão, miras holográficas, robôs antibombas, drones com sistemas de contramedidas eletrônicas e simuladores de realidade virtual para treinamento. Essas inovações fortalecem a doutrina operacional e ampliam a capacidade de resposta em missões de alta complexidade.

Durante a solenidade, o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância da unidade no contexto da segurança pública estadual. “Celebramos a trajetória de uma tropa que representa o mais alto nível de preparo, coragem e comprometimento com a missão da Polícia Militar do Paraná. O BOPE é e sempre será sinônimo de disciplina, excelência técnica e bravura. Desde sua criação, esta unidade tem se destacado em operações complexas e desafiadoras, atuando sempre com precisão, inteligência e profissionalismo na defesa da sociedade”, ressaltou.

VIA Centro de Comunicação Social da PMPR.

Post anterior

De Circuito no Centro a Natal da Disney, celebração em Curitiba terá mais de 150 atrações

Próximo Post

Homem é preso por violência doméstica e cultivo de maconha

Cabral Motor

Vargas Motopeças

Dinnebier Soluções Financeiras

JRS Segurança

DPM2 – Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

error: Conteúdo Protegido!
No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.