A inclusão do Festival de Pão com Bolinho no calendário oficial de eventos é o destaque das votações desta segunda-feira (7) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A atividade é realizada desde 2014, movimentando cerca de R$ 1,5 milhão em produtos no ramo da alimentação em Curitiba e Região Metropolitana. Na primeira sessão plenária após o primeiro turno das Eleições 2024, quatro projetos de lei serão debatidos pelos parlamentares da capital do Paraná.
Fazer parte do calendário oficial de eventos de Curitiba facilita o relacionamento dos organizadores com o poder público e a mobilização de apoios para a atividade, por isso projetos de lei deste tipo são debatidos regularmente pelos vereadores. No caso do Festival de Pão com Bolinho, a iniciativa foi apresentada na CMC em 2022 e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (005.00176.2022).
Além da inclusão do Festival de Pão com Bolinho no calendário oficial de eventos de Curitiba, a outra proposta que será votada em primeiro turno é a concessão da Declaração de Utilidade Pública ao Instituto Barco Sorriso (014.00047.2023), com sede em Curitiba, cujo trabalho social consiste em levar atendimento odontológico gratuito a comunidades litorâneas de difícil acesso e a comunidades carentes da Grande Curitiba. Na prática, a declaração emitida pela CMC serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público.
No mesmo dia, em segundo turno, a Câmara de Curitiba volta a homenagem póstuma à professora Zélia Milleo Pavão, primeira mulher a dirigir o Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (008.00007.2023), e a concessão de Declaração de Utilidade Pública para a Associação Projeto Archimedes, de ensino de jiu-jitsu (014.00052.2023), ambas debatidas em plenário na semana passada.
POR CMC