Pouco após o acidente trágico que resultou na morte de um homem no Contorno Sul, BR-376, no bairro Caiuá em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (1), já foi possível constatar no local que a carreta que provocou o engavetamento estava com o freio isolado (adulterado).
O isolamento do freio consiste em inutilizar o sistema de freio em algum eixo ou roda do veículo, diminuindo a eficiência de frenagem de todo o veículo. Geralmente esse tipo de infração é feita quando o caminhoneiro constata que há um problema no freio em uma ou mais rodas de um eixo. Em vez dele parar para levar o veículo para manutenção, ele isola o freio daquele eixo ou roda para continuar rodando sem problemas, assim ele não perde tempo na viagem, já que a manutenção demoraria bastante tempo. Conforme o Código Brasileiro de Trânsito, a infração de conduzir veículo em mau estado de conservação ou com equipamento obrigatório ineficiente é de natureza grave. O valor da multa é de R$ 195,23 e a infração ainda contabiliza 5 pontos na carteira de habilitação.
Na imagem da câmera de segurança do Grupo BR-277 é possível ver que o trânsito estava parado no Contorno Sul, no km 593, quando a carreta que seguia na faixa da esquerda não parou e jogou para faixa da direita, atingindo um veículo Peugeot que ainda conseguiu escapar pelo acostamento e na sequência atingindo um Toyota Yaris que foi esmagado contra outra carreta. No impacto o motorista morreu na hora, veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Após o acidente equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e da Concessionária Via Araucária chegaram a ser acionadas, porém na chegada só puderam atestar o óbito da vítima, um homem, que não foi identificado. O motorista do Peugeot é morador de Camboriú e retornava para casa. Ele não ficou ferido e relatou que quando viu que a carreta não ia parar jogou para o acostamento, mas mesmo assim ainda foi atingido, porém conseguiu acelerar e evitar um dano maior. O motorista do Toyota não teve tempo de fazer nada.
A perícia da Polícia Científica esteve no local e realizou os trabalhos. Após o término do relatório da perícia será possível constatar quantos eixos estavam com isolamento dos freios. O motorista da carreta que provocou o acidente foi encaminhado para a Delegacia de Delitos de Trânsito. O corpo do motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Curitiba.