Nos últimos dias, foram mais três veículos guinchados nos quais foram constatadas situações semelhantes de irregularidades. Na manhã desta terça-feira (8), um Ford Belina estava sendo conduzido pela Rua Tommaso Campanella, no Barreirinha, por pessoa não habilitada.
O veículo estava com placa ilegível e sem licenciamento. Além disso no assoalho do passageiro havia um galão de água que era utilizado como tanque de combustível do carro. O DPVAT estava atrasado e havia débitos de mais de R$ 425 em multas anteriores.
Pneu careca, pisca traseiro queimado e falta de licenciamento foram as irregularidades apresentadas por um Palio Weekend na Avenida Paraná, na última quinta-feira (3). Quem conduzia o automóvel fugiu no momento da fiscalização.
Um dia antes, um veículo foi removido na Rua Barão do Rio Branco por estar estacionado de forma irregular em vaga de carga e descarga. O Ford Belina também estava com lâmpadas de piscas dianteiras e traseiras quebradas e apagadas.
Dirigir um veículo com luzes queimadas ou quebradas coloca em risco a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. É obrigação do condutor verificar as condições do carro antes de circular pelas ruas, assim como dar as setas e estar com as luzes indicativas funcionando.
Apesar do que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), agentes de trânsito e guardas municipais continuam flagrando situações perigosas como essas durante fiscalizações de rotina.
“Não é à toa que existem regras bem claras estabelecidas em legislação federal quanto à sinalização e quanto às responsabilidades do condutor ao dirigir”, ressalta o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran), Wagnelson de Oliveira.
“Sinalizar ao trocar de faixa ou virar em uma rua é lei para que os outros personagens do trânsito sejam informados da intenção do motorista à frente, ao lado ou atrás”, pontua ele.
Da mesma forma, a Permissão Para Dirigir (PPD) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são documentos obrigatórios para quem pretende dirigir.
“São garantias de que o indivíduo passou pelo processo teórico e prático que precede a direção das ruas. Mais uma vez, para a segurança de todos”, reforça o diretor de fiscalização da Setran.
Comments 1