O cuidado com a arborização viária e o constante plantio de novas árvores feito pela Prefeitura deixou Curitiba como a capital com ruas mais arborizadas do Sul e do Sudeste do Brasil. A informação foi comprovada pelo Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, que foi divulgado na última quinta-feira (17/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre todas as capitais do país, Curitiba ficou na quarta posição. A média nacional de ruas que possuem pelo menos uma árvore por rua é de 66%. Em Curitiba, esse índice é de 85,2% das vias. Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Palmas (TO) aparecem no topo do ranking, segundo o Censo do IBGE.
Com 52 parques, Curitiba também tem uma das maiores áreas verdes por habitante do Brasil. Nos últimos oito anos, a capital paranaense aumentou a área verde por habitante de 62 metros quadrados para 68 metros quadrados. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para áreas verdes urbanas é de um mínimo de 12 metros quadrados de área verde por habitante.
A ampliação da arborização em Curitiba faz parte das estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, da melhora da drenagem, da redução do efeito de ilhas urbanas de calor e proteção dos rios.