Uma paciente em tratamento oncológico morreu na última sexta-feira (5) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Segundo o CIMSAMU, familiares da paciente não conseguiram acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192.
O Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu) confirmou que o número apresentou instabilidade, causada por falhas nas operadoras de telefonia. O problema afetou também outras linhas de emergência, como o 190 (Polícia Militar) e o 193 (Corpo de Bombeiros).
Segundo a nota divulgada pelo CimSamu, os familiares tentaram contato pelo 192, mas não conseguiram completar a ligação. Quando a Central de Regulação recebeu o chamado e enviou a equipe, a vítima já havia falecido em casa.
O órgão lamentou o ocorrido e afirmou que o caso é o único formalmente registrado de falha de comunicação nesta sexta-feira, mas reconheceu que o problema pode ter prejudicado outras tentativas de chamadas. “Manifestamos nosso profundo pesar à família e reforçamos o compromisso do Samu em manter os atendimentos de urgência e emergência em benefício da população”, destacou.
A idade e o nome da vítima não foram divulgados.