A morte de Renato Alisson Francisco, no dia 17 de outubro de 2020, pode ter sido motivada por uma cobrança feita por ele a um indivíduo que devia dinheiro de drogas.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, Renato teria ido até a residência de um indivíduo que devia dinheiro de drogas para ele. Nesta ocasião, Renato teria efetuado disparos na casa do indivíduo para intimida-lo a pagar a dívida. Após o fato, Renato saiu do local, porém o indivíduo que teve a casa atingida pelos disparos não gostou da ameaça.
Em uma Honda Biz, ele foi até a residência de Renato localizada na Rua Joaquim Murtinho, no Jardim Sabará em Londrina. Ele ficou rodando a região para levantar informações.
No dia seguinte, acompanhado de um comparsa, ele retornou na casa de Renato, invadiu o local e matou Renato com vários tiros. Na sequencia eles fugiram na Honda Biz. O corpo de Renato só foi encontrado no dia seguinte. No local familiares relataram que ele era trabalhador e não tinha envolvimento com drogas.
Através de imagens de câmeras de segurança da rua, a Polícia Civil conseguiu levantar a placa da Honda Biz utilizada pela dupla na fuga do crime.
A Honda Biz estava com placa de Curitiba, e a proprietária havia morrido em um acidente de trânsito. Na sequencia, a financeira pegou a moto de volta e vendeu para um homem na cidade de Apucarana. Este homem que comprou a moto deu para seu filho, que vendeu a moto para o indivíduo que teria cometido o crime.
A Polícia Civil fez o pedido de prisão à Justiça que negou o pedido entendendo que não havia contemporaneidade e motivos para a prisão. A Justiça então permitiu apenas o mandado de busca e apreensão para que a polícia pudesse encontrar a arma do crime, que até o momento não foi localizada. Um dos envolvidos no crime está com mandado de prisão em aberto por outro crime cometido e não foi localizado.