Na manha desta terça-feira (9), a equipe de Operadores de Drones BPMOA (Aeronaves Remotamente Pilotadas), deslocou para apoio às equipes do 27BPM e BOPE, para atendimento em situação de roubo de carga em área rural, no município de São Mateus do Sul.
Dois Operadores do BPMOA foram acionados, por volta de 6h40 visando dar suporte aéreo para as equipes policiais em ocorrência de assalto, a carreta com carga de cigarro, avaliada em 5 milhões aproximadamente. De acordo com informações do local, por volta de 12 indivíduos efetuaram roubo a carga, sendo que quando realizavam o transbordo para outro veiculo em Fluviópolis, equipes de área do 27° Batalhão e ROTAM chegaram no local, realizando a prisão de 7 dos 12 indivíduos, sendo que outros 5 fugiram e estavam escondidos na região.
Foram realizadas buscas na região, sendo que durante uma das varreduras pela câmera termal do Drone BPMOA, nas proximidades de onde estava a equipe de Operadores e, longe das outras unidades policiais que realizavam buscas em outro em outro setor, embaixo de um galinheiro, foi possível visualizar pelo Drone com câmera termal, através da vegetação e estruturas de madeira 3 suspeitos, fugitivos da situação inicial, tentando se esconder das equipes policiais.
Imediatamente a equipe de Operadores do BPMOA, solicitou apoio e progrediu para o local para realizar a abordagem e impedir a fuga dos 3 suspeitos, que foram abordados, retirados do matagal, revistados e detidos, sendo encaminhados pelas equipes que chegaram no apoio. Equipe de Drones continuou no local realizando buscas, quando durante o deslocamento para a delegacia observou uma Van suspeita, deram voz de abordagem e o veículo continuou deslocando por mais 5km, acompanhados taticamente pela equipe de Operadores do BPMOA. Quando tentaram parar em um posto foram abordados, com celulares que estavam tentando contato com os outros envolvidos, valores em espécie, mais uma Van apreendida. Todos os 12 foram encaminhados para a delegacia de São Mateus do Sul.
A carga foi recuperada e os indivíduos localizados e detidos, pelas equipes do 27BPM, Rotam, com atuação do Comando de Missões Especiais BOPE/COE e BPMOA.