A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil trabalha com o princípio que a prevenção é a melhor estratégia para lidar com possíveis desastres e emergências. Os incêndios dentro de residências podem ser evitados em muitos casos, se tomados os cuidados necessários.
As precauções envolvem atitudes simples, mas que podem salvar vidas e vão desde a manutenção da rede elétrica, a utilização cuidadosa de eletrodomésticos, atenção com a rede de gás e com a utilização de velas, incensos e tudo que utilize o fogo.
O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, explica que as facilidades modernas também trazem riscos. “Em todas as residências existem duas coisas que são importantes, mas também elas têm os seus respectivos riscos, que são a eletricidade e o abastecimento a gás. O importante é saber utilizar com cuidado estes equipamentos para evitar incêndios e explosões”, afirma Nelson.
Aqui estão 15 dicas para seguir e saber agir, impedindo a ocorrência de incêndios.
Cuidados com a eletricidade
- Faça a manutenção periódica da rede elétrica da residência e contrate um profissional habilitado para o serviço. A fiação, disjuntores e tomadas devem ser averiguados para que não haja superaquecimento ou eventuais fagulhas que podem iniciar um incêndio.
- Eletrodomésticos que utilizam resistências para criar calor como os aquecedores, ferros de passar roupa, chuveiros elétricos e torneiras elétricas devem ser usados com atenção, evitando ligar mais de um deles ao mesmo tempo, para evitar sobrecargas na rede elétrica.
- Evite o uso excessivo de benjamins ou “T”, que também podem causar sobrecargas ou curtos-circuitos. Dê preferência a filtros de linha com fusíveis que se rompem em caso de pico de energia, que são mais seguros.
- Não deixe celulares e notebooks sobre a cama enquanto carregam. Como a superfície da cama é irregular, ela pode atrapalhar o sistema de refrigeração do notebook, levando a superaquecer a bateria. Como os lençóis, cobertura e a espuma dos colchões são altamente inflamáveis, o risco de iniciar um incêndio é alto. Também procure não deixar aparelhos eletrônicos carregando próximos a cortinas e tapetes.
- Quando ocorrerem tempestades elétricas, remova os aparelhos elétricos das tomadas para evitar que, em caso de oscilação de energia, os equipamentos sejam danificados. O uso de no-breaks é uma boa solução em casos de picos de energia.
Cuidados com o uso do gás
- A atenção com a rede de gás, com as mangueiras, registros e botijões deve ser redobrada, sendo feitas as manutenções periódicas por profissional habilitado.
- Mangueiras e registros de gás têm validade máxima de cinco anos e devem ser trocados após este prazo, utilizando sempre produtos garantidos pelo Inmetro.
- Os botijões só devem ser adquiridos em fornecedores conhecidos e que sigam todos os controles de segurança. Os botijões não podem ter os lacres rompidos e tampouco estarem amassados.
- Caso desconfie de vazamento de gás, abra todas as portas e janelas para aumentar o fluxo de ar. Não ligue interruptores ou equipamentos elétricos e jamais acenda uma chama no local, sob qualquer pretexto.
- Aquecedores a gás tem de ser instalados em um local de ventilação permanente na casa, como em áreas de serviço ou quintais. O aparelho deve estar protegido contra as adversidades climáticas e mantido distante de eletrodomésticos, materiais de limpeza, portas, janelas, varais e quaisquer outros objetos que possam interferir no seu funcionamento ou ventilação.
Outras dicas
- Para evitar acidentes na cozinha é necessário muito cuidado ao lidar com fogões e fornos. É importante ter cuidado ao manusear panelas e utensílios quentes e nunca deixar alimentos no fogo sem supervisão. Também nunca deixe as bocas do fogão acesas sem uso.
- Bitucas de cigarro não podem ser descartadas diretamente no lixo. Certifique-se de que estão completamente apagadas.
- Não coloque papel alumínio ou objetos de metal dentro do forno de micro-ondas.
- Mantenha velas dentro de copos altos e nunca sobre pratos. Não deixe as velas próximas de cortinas, móveis ou sobre a cama, tapetes, carpetes, etc. Quando sair de sua casa ou mesmo do ambiente apague todas as velas.
- Adote o uso de luzes de emergência, que funcionam em caso de interrupção da rede elétrica e substituem as velas dentro de casa.
Disque 199
Disque 199 para informar a Defesa Civil sobre situações de risco, como comércio que estoca botijões de gás irregularmente ou cheiro forte de combustível no ar, nas proximidades de um posto de gasolina ou qualquer outra situação que possa vir a se tornar uma emergência.





