A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 64 anos, por estupro de vulnerável contra uma criança, de 6 anos. A captura aconteceu na última sexta-feira (18), em Cianorte, no Norte do Estado.
De acordo com as investigações, o crime foi revelado pela criança, que foi atendida pelo Conselho Tutelar.
Conforme apurado, os abusos aconteceram ao menos dez vezes. O crime era cometido quando a criança ficava na casa da babá, que era a mulher do indivíduo.
De acordo com o delegado da PCPR Wagner Quintão, geralmente o abusador é uma pessoa do círculo íntimo de convivência ou mesmo um parente da criança, ou adolescente vítima, os responsáveis e pais devem ficar sempre atentos a qualquer mudança brusca, repentina e inexplicada do comportamento da criança e do adolescente.
“É importante que os responsáveis fiquem atentos, para ser feita uma apuração e uma investigação minuciosa das suas causas, devendo, portanto, a busca de auxílio junto aos órgãos da rede de proteção, conselho tutelar, polícia ou mesmo estabelecimentos de ensino para descobrir o motivo da mudança radical do comportamento da criança. A PCPR por sua vez, está atenta e atuará de forma incessante e efetiva na punição e na apuração de tais abusos contra crianças e adolescentes”, completa.
DENÚNCIAS – Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar. A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR e 181, do Disque Denúncia. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.