Visando garantir a continuidade da vacinação anticovid das crianças de 3 e 4 anos, Curitiba está direcionando todo o estoque remanescente do município do imunizante da marca Coronavac exclusivamente para este público. Com isso, a vacinação desta faixa etária na capital paranaense será realizada exclusivamente em dez pontos de vacinação a partir de segunda-feira (24/10). Veja os locais aqui.
A medida leva em consideração que esta é a única marca de imunizante disponível para a vacinação deste público atualmente, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Por outro lado, demais faixas etárias podem utilizar imunizantes de outras marcas, de acordo com o plano nacional.
Após a vacinação anticovid das crianças de 3 e 4 anos ter sido autorizada pelo Ministério da Saúde com Coronovac, houve a indicação para a utilização do saldo remanescente do imunizante desta marca disponível nos estados e municípios para iniciar a campanha. Após isso, porém, não houve o envio suficiente de Coronavac pelo Ministério da Saúde para cobrir todo o restante do público-alvo.
Com isso, os estoques desta marca ficaram críticos em todo o país e vários municípios passaram a enfrentar dificuldades recentemente, tendo que suspender a vacinação infantil desta faixa etária, como é o caso do Rio de Janeiro e Distrito Federal. No Paraná; Ponta Grossa, Paranavaí e Cascavel já suspenderam a vacinação infantil para esta faixa etária.
“Estamos reservando todo o nosso estoque de Coronovac para as crianças de 3 e 4 anos, com o intuito de tentar não precisar suspender a vacinação para esse público”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “Os demais públicos podem ser vacinados com outras marcas de imunizantes, de acordo com o PNO, sem problemas”, explica.
A medida acontece mesmo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já ter liberado a vacinação com Pfizer de tampa cor vinho para crianças de 6 meses a 4 anos. Apesar desta liberação, o Ministério da Saúde ainda não incorporou esta nova vacina no PNO e tampouco comprou e liberou doses deste imunizante aos estados e municípios.
“Por enquanto, apenas a Coronovac segue disponível para crianças de 3 e 4 anos, segundo o PNO”, reforça Beatriz. “Imunizante que segue com estoque crítico em todo o país”, complementa.
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba enviou ofício nos últimos quinze dias ao Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e entidades representativas, tais como Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), expondo a situação e solicitando novas doses de Coronovac.
Atualmente, o município conta com cerca de 7 mil doses de Coronavac em estoque. O público-alvo de crianças de 3 e 4 anos é 43,5 mil pessoas, sendo que 17,7 mil receberam a 1ª dose. Destas, 7,6 mil receberam também a 2ª dose. Em média, 120 crianças desta faixa etária buscam se vacinar contra covid-19 por dia em Curitiba, com primeira ou segunda dose.