A Rede de Proteção Animal de Curitiba vai distribuir 350 mil gibis para as crianças das escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. Com o título “Curitibinha: proteção ambiental”, o material traz lições sobre cuidados com a fauna de maneira divertida e lúdica para a criançada. O conteúdo foi desenvolvido pela equipe do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“A educação é um dos pilares das políticas públicas de proteção e de bem-estar animal na cidade. Já temos grandes investimentos em outras frentes, como as castrações gratuitas. Agora damos mais um passo em relação à orientação sobre guarda-responsável de pets e de combate ao tráfico de animais silvestres com a entrega desse material às crianças”, explicou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.
A entrega dos gibis está sendo feita nos Núcleos Regionais da Educação, que farão os encaminhamentos aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs); de Atendimento Educacional Especializado e Centros de Educação Infantil Contratados, abrangendo 146,5 mil crianças matriculadas. Essas entregas devem ser concluídas até 30 de junho.
Os gibis também serão entregues durante atividades próprias de educação ambiental desenvolvidas pelo Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna no Zoo de Curitiba, Casa do Acantonamento, Museu de História Natural Capão da Imbuia e Rede de Proteção Animal.
Educação ambiental
A idealização da revista foi iniciativa do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna e a produção, do cartunista Marcos Vaz, criador do Curitibinha. Além das histórias que levantam temas como adoção, maus-tratos e animais selvagens, as crianças também poderão realizar as atividades contidas no gibi.
Nas escolas, os professores são orientados a articular as temáticas da revista com os conteúdos curriculares.