Na noite desta sexta-feira (23), uma equipe da Polícia Militar do 17° Batalhão realizava patrulhamento no Contorno Leste e próximo do viaduto da BR 277, em São José dos Pinhais, na pista sentido Piraquara, avistaram um VW Virtus. O veículo que estava em alerta de roubo. Diante da situação, os policiais tentaram abordar o veículo utilizando sinais luminosos e sonoros da viatura, porém o motorista não acatou a ordem de parada.
Ao emparelhar com o veículo roubado, a equipe visualizou dois homens, um no banco do motorista e outro no banco do passageiro, além de duas mulheres no banco traseiro. Novamente, foi dada voz de abordagem, mas o motorista se recusou a obedecer, tentando fugir da viatura. Iniciou-se então um acompanhamento tático, com o oficial Coordenador de Policiamento de Unidade solicitando prioridade via rádio.
O acompanhamento tático teve início no Contorno Leste, estendendo-se por cerca de 15 quilômetros até a rua Wagner Luiz Boscardin, em Piraquara onde o veículo roubado colidiu frontalmente com um GM Celta, que tinha um casal em seu interior. Na ocasião da colisão, a equipe policial tentou novamente abordar os indivíduos, porém sem sucesso.
Os ocupantes do Virtus roubado desembarcaram do veículo e tentaram fugir a pé. Um dos indivíduos evadiu-se para uma região de mata próxima ao acidente, enquanto o segundo agressor fugiu disparando contra a equipe policial. Em resposta à agressão, os policiais utilizaram seus meios disponíveis para repelir o ataque, resultando no ferimento do autor do roubo.
Com o apoio da viatura ROTAM, iniciou-se uma busca na região de mata para localizar o segundo autor, que foi encontrado e também confrontou a equipe policial. Diante da injusta agressão, os policiais efetuaram disparos para repelir o ataque, resultando no confronto fatal. É importante ressaltar que o indivíduo que confrontou a polícia estava armado com um revólver com numeração suprimida. Com o outro indivíduo morto em confronto foi encontrada uma pistola
As duas mulheres que estavam no veículo roubado foram encaminhadas à Delegacia Regional de Piraquara como testemunhas, uma vez que estavam atordoadas devido à colisão com o veículo Celta. Os dois autores não foram identificados e seus corpos foram recolhidos pelo IML.
As vítimas do veículo Celta ficaram feridas sem risco de morte e foram encaminhadas a hospitais da região.