Equipe do Serviço de Inteligência do BOPE, receberam informações através do Centro de Operações Policiais Militares, de uma ocorrência na manhã de sexta-feira (4), de latrocínio, que resultou na morte de um empresário ferido por mais de dez disparos junto de sua esposa que também foi atingida por disparos de arma de fogo. O casal estava em uma caminhonete Mitsubishi L200 de cor prata acompanhado das filhas no banco traseiro na cidade de Agudos do Sul, quando foram alvos do atentado.
Com esses dados a equipe do Serviço de Inteligência do BOPE iniciou o levantando das informações. Eles conseguiram através de imagens de câmeras do local e em contato com anônimos, que repassaram uma provável placa de um veículo Uno Vivace de cor branca. Após análise das imagens os policiais concluíram que os criminosos usaram fitas adesivas para modificar a verdadeira placa, a qual verificações constatou se ser um veículo de procedência normal.
A equipe continuou a investigação e descobriu que o proprietário do cara estava com o referido veículo na região de Mandirituba há alguns dias. Seguindo as informações que foram sendo levantadas e analisadas, quando em deslocamento até a cidade de Mandirituba, na altura da Linha Verde, a equipe do Serviço de Inteligência do BOPE se deparou com dois veículos sendo um Uno Vivace de cor branca com as placas que os policiais tinham levantado e um veículo VW Voyage de cor branca. Os policiais iniciaram um acompanhamento a distancia, porém após um tempo, os criminosos perceberam que se tratava de uma viatura policial e os indivíduos dos dois veículos começaram a efetuar disparos na equipe policial.
Houve confronto no acompanhamento e no bairro Rebouças, foi abordado pela equipe de Inteligência o veículo Fiat Uno Vivace sendo o Voyage se evadido para quadra de baixo. Na sequencia, os indivíduos se evadiram a pé.
Várias equipes da Polícia Militar como Choque, BPTran e equipes do 12° Batalhão, realizaram o cerco policial. Uma equipe do Batalhão de Trânsito, na quadra que foi abandonado o veículo fiat Uno Vivace conseguiu abordar três indivíduos portando dois fuzis entrando no veículo Voyage, sendo que mais dois indivíduos vieram a continuar em fuga pela rua Reinaldo Machado esquina com Rua Guabirotuba.
Após a equipe de Inteligência com apoio da viatura Choque se deslocaram até a Rua Coronel Zacarias, endereço do proprietário do Fiat Uno. Na entrada da residência, os policiais foram recebidos pela esposa do proprietário do Uno. Vizinhos informaram de imediato as equipes que dois indivíduos estavam em fuga pelos telhados com armas em punho. Foi realizado fechamento do perímetro, e em dado momento quando o local foi cercado pela P2 do BOPE e Choque, os indivíduos efetuaram disparos contra os policiais. No revide um dos criminosos foi atingido enquanto as demais equipes continuaram no encalço do outro indivíduo que não foi localizado até o momento. O criminoso baleado não resistiu e morreu no local. Os policiais não ficaram feridos na ação.
Foram apreendidos dois fuzis calibre 5.56, uma pistola .380, os dois veículos utilizados que foram confirmados que estavam na ocorrência de Agudos do Sul e três criminosos foram presos, sendo eles de facção criminosa e um dos envolvidos estava com três mandados de prisão em aberto.