Mostras de trabalhos de estudantes, plantio de sementes, aulas de educação ambiental, palestras, oficinas mãos na massa, apresentações da Guarda Mirim e Teatro de Fantoches, jogos, palestras e rodas de leitura. Essas e outras ações organizadas pela Prefeitura de Curitiba mobilizarão toda a comunidade nesta quarta-feira (30/11), Dia Internacional das Cidades Educadoras.
A programação envolve iniciativas da Educação, Relações Internacionais, Turismo, Instituto de Administração Pública (IMAP), Defesa Social e Trânsito, Fundação de Ação Social (FAS), Meio Ambiente, Fundação Cultural (FCC) e Esporte, Lazer e Juventude, conectando profissionais, estudantes e a comunidade com atividades e debates em todas as dez administrações regionais.
Clique aqui para ver toda a a programação
“Nossa Curitiba é cidade educadora por vocação. Programas como o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços da cidade em salas de aula, e o Fala Curitiba, que destaca a participação cidadã, mostram que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito Rafael Greca.
Coordenadora no Brasil
Desde outubro de 2019, Curitiba integra o seleto grupo de Cidades Educadoras. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.
Em julho do ano passado, a capital do Paraná foi eleita coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace).
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o trabalho está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia.
As ações também integram as ações Curitiba Viva Bem.