Pesquisa da seguradora Justos revelou que 98% dos brasileiros se consideram bons motoristas. As atitudes apontadas para definir quem são os bons motoristas foram: ser ágil e não bater; evitar multas e infrações; reconhecer e respeitar a sinalização de rua. Apenas 51% motoristas afirmam que nunca praticam manobras perigosas, como ultrapassagens arriscadas e 27% assumem que nem sempre dão a preferência para pedestres e ciclistas.
As leis de trânsito são desrespeitadas: 72% dos motoristas avançam no sinal amarelo com alguma frequência, sendo que 31% assumem fazer isso às vezes e 9% constantemente. 59% assumem que ultrapassam os limites de velocidade com alguma frequência. Enquanto 38% assumem que usam o celular enquanto dirigem com alguma frequência. Além disso, 23% assumem que esquecem de usar a seta na rotatória com alguma frequência.
Em relação à idade e o comportamento adotado, há pouca diferença:
Quando se trata de dar preferência para pedestres e ciclistas, jovens entre 18 e 24 anos (32%) admite que nem sempre concedem essa preferência. 22% das pessoas entre 40 e 49 anos relatam o mesmo comportamento.
Em relação a seguir de perto outros veículos, 77% dos jovens seguem de perto outro veículo com alguma frequência, enquanto entre as pessoas mais velhas, esse número é menor, mas alarmante – 62%.
Quanto a ultrapassar os limites de velocidade, os jovens também tendem a apresentar uma propensão maior para essa prática, com 63% ultrapassando os limites com alguma frequência, em comparação com 54% das pessoas mais velhas.
Fonte: Insurtalks.
Por Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas, saiba mais clicando aqui.