A rede municipal de ensino de Curitiba já recebeu, desde o início da pandemia, no mês de março, 4.890 transferências. A maior parte – 4,1 mil – refere-se a estudantes que vêm da rede privada para a pública.
As demais são mudanças de cidades ou de estado, ou troca de unidade. Mesmo assim, a rede tem vagas de sobra que ainda podem ser preenchidas.
O atendimento da Prefeitura é universal a partir dos 4 anos, ou seja, todos que demandam vaga em escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são atendidos.
As famílias que quiserem migrar para escolas municipais devem procurar os Núcleos Regionais da Educação, nas Ruas da Cidadania.
A rede atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase I.
Os interessados em migrar para unidades públicas devem – com o uso de máscara – procurar o Núcleo Regional Municipal da Educação de seu bairro com os seguintes documentos:
– Certidão de Nascimento da criança (original e cópia)
– Declaração de transferência ou histórico da escola de origem
– Cópia de RG e CPF dos pais ou responsáveis
– Se a criança tiver cadastro no Programa Bolsa Família do governo federal, deverá informar o código do NIS (Número de Identificação Social)
– Para comprovante de endereço deverá apresentar o talão de conta da Copel recente
– Declaração de vacina da criança (que pode ser retirada em qualquer posto de saúde)
Cada um dos dez Núcleos Regionais irá direcionar o estudante para a unidade onde há vaga.
A página da Educação disponibiliza os contatos dos Núcleos, na aba da esquerda.
TV Escola
Crianças e estudantes que estão migrando precisam acompanhar as videoaulas da TV Escola Curitiba e desenvolver as atividades pedagógicas propostas neste período pela rede pública.
Além de assistir às videoaulas, os estudantes precisam fazer as atividades desenvolvidas pelos professores, que são retiradas a cada 15 dias nas unidades.
A transmissão é pela TV aberta (canal 9.2 UHF da TV Paraná Turismo e 4.2 Rede Massa em Curitiba) e no YouTube, pelo canal TV Escola Curitiba.
Desde a estreia, em 13 de abril, já são mais de 26,8 milhões de visualizações e 111 mil inscritos no canal.